acrvcatolico
2512

Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro

globo.com
notícias
esportes
entretenimento
vídeos
ASSINE JÁ
CENTRAL
E-MAIL

ENTRAR ›


MUNDO

Buscarbuscar
Editorias

Economia
Sua região

Telejornais

Serviços

VC no G1

Princípios editoriais
Lollapalooza
IR 2013
Renúncia do Papa

11/02/2013 08h56 - Atualizado em 28/02/2013 15h19
Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro
Ele fez o anúncio pessoalmente nesta segunda-feira (11) no Vaticano.
Pontífice disse que deixa o cargo por não ter mais forças para exercê-lo.


Do G1, em São Paulo

3003 comentários


O Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro.
Bento XVIanunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais no Vaticano.
O surpreendente discurso foi feito entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão), segundo o Vaticano. A Rádio Vaticana publicou o áudio.
A Santa Sé anunciou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi.
renúncia de bento XVI

TRAJETÓRIA DO PAPA
REPERCUSSÃO
FOTOS
VÍDEOS
NOTÍCIAS
COMO É A SUCESSÃO
LISTA DE TODOS OS PAPAS
Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer as obrigações do cargo.
O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motívo da renúncia.
O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.
"Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", disse Joseph Ratzinger.
Na véspera, Bento XVI escreveu em sua conta no Twitter: "Devemos confiar no maravilhoso poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova".
Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos.
Pessoas se reúnem em frente a cúpula de São Pedro, no Vaticano, depois que o papa Bento XVI anunciou que vai renunciar ao cargo. (Foto: Filippo Monteforte / AFP Photo)
O Vaticano afirmou que a renúncia vai se formalizar às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão), uma quinta-feira.
Até lá, o Papa estará "totalmente encarregado" dos assuntos da igreja e irá cumprir os compromissos já agendados, segundo a Santa Sé.
O Papa Bento XVI lê nesta segunda-feira (11) o anúncio de sua renúncia, durante reunião de cardeais no Vaticano. A imagem foi divulgada pelo jornal ' L'Osservatore Romano', do Vaticano (Foto: AP)
O novo Papa será escolhido pelo conclave de cardeais, como de costume.
Decisão surpreendente
O porta-voz do Vaticano disse que a decisão do Papa surpreendeu a todos do seu círculo mais próximo.
arte trajetória papa bento (Foto: 1)
Lombardi afirmou que, após a renúncia, Bento XVI vai à residência papal de verão, em Castel Gandolfo, próximo a Roma, e depois irá morar em um mosteiro dentro do Vaticano, que vai ser reformado para recebê-lo.
Lombardi também disse que Bento XVI não vai participar do conclave.
O porta-voz afirmou que Bento XVI mostrou "grande coragem" no seu gesto e descartou que uma depressão tenha sido o motivo da renúncia.
Lombardi também descartou que Bento XVI vá interferir no papado de seu sucessor.
Aparência frágil
Nos últimos meses, o Papa parecia cada vez mais frágil em suas aparições públicas, muitas vezes precisando de ajuda para caminhar.
Em seu livro de entrevistas publicado em 2010, Bento XVIjá havia falado sobre a possibilidade de renunciar caso não tivesse condições de continuar no cargo.
Georg Ratzinger, irmão do Papa, afirmou à France Presse que o pontífice já planejava a renúncia havia alguns meses.
O diretor do jornal do Vaticano, o 'L'Osservatore Romano', Giovanni Maria Vian, disse que a decisão foi tomada há quase um ano.
Crises no pontificado
Bento XVI, ou Joseph Ratzinger, foi eleito para suceder João Paulo II, um dos pontífices mais populares da história.
Ele foi escolhido em 19 de abril de 2005, quando tinha 78 anos, 20 anos mais idoso do que seu predecessor quando foi eleito.
O papado do conservador alemão foi marcado por algumas crises, com várias denúncias deabuso sexual de crianças e adolescentes e acobertamento por parte do clero católico em vários países, que abalou a igreja, por um discurso que desagradou aos muçulmanos e também por um escândalo envolvendo o vazamento de documentos privados por intermédio de seu mordomo pessoal, o chamado "VatiLeaks", que revelou os bastidores da luta interna pelo poder na Santa Sé.
Os escândalos de pedofilia o levaram, em várias ocasiões, a expressar um pedido de perdão público às vítimas e parentes e a reconhecer, durante sua viagem a Portugal, em maio de 2010, que a maior perseguição que sofria a Igreja não vinha de seus "inimigos externos" e sim de seus "próprios pecados". Na ocasião, ele prometeu que os culpados responderiam "ante Deus e a justiça ordinária" pelos crimes.
Como Papa, Bento XVI tomou medidas que confirmaram o seu perfil conservador, como autorizar a missa em latim, em setembro de 2007.
Em janeiro de 2009, ele suspendeu a excomunhão de quatro bispos integristas do movimento ultraconservador de Marcel Lefebvre, entre eles o britânico Richard Williamson, que nega a existência do Holocausto nazista.
Em duas ocasiões, Bento XVI visitou a América Latina.
A primeira em maio de 2007, para assistir à assembleia geral da Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe (Celam), celebrada na cidade de Aparecida, São Paulo.
Nessa ocasião, ele negou que a religião católica tivesse sido imposta pela força aos povos americanos, o que lhe valeu duras críticas de religiosos e laicos que recordaram as atrocidades cometidas pelos conquistadores da América em nome da fé.
Ele também canonizou Frei Galvão, primeiro santo brasileiro.
Em março de 2012, ele visitou o México e Cuba, onde defendeu a liberdade e os direitos da Igreja e recordou a primeira e histórica visita de João Paulo II à ilha comunista em 1998.
Nas questões morais, ele se manteve inflexível como seu antecessor.
Em nome da defesa da vida, Bento XVI manteve a condenação do aborto, da manipulação genética, da eutanásia e do casamento gay.
Segundo ele, o cristianismo só é crível se for exigente. Bento XVI prefere uma Igreja minoritária e convencida a uma grande comunidade de fé vaga.
Livros e encíclicas
Entre 2007 e 2012, o papa teólogo publicou três livros sobre a vida de Jesus, a partir de dados fundamentais oferecidos nos Evangelhos e em outros escritos do Novo Testamento.
Neles, reflete sobre a figura de Jesus Cristo na qualidade de teólogo, não como sumo pontífice da Igreja Católica, um imponente exercício intelectual, que, além disso, foi um êxito internacional de vendas.
saiba mais
Especialistas falam sobre o legado de Bento XVI
Bento XVI escreveu três encíclicas: "Deus caritas est" (Deus é caridade, 2005), sobre a caridade e o amor divino, "Spe salvi" (Salvos pela esperança, 2007), na qual faz uma autocrítica ao cristianismo moderno e analisa principalmente o pessimismo e o materialismo que sacode os europeus, e "Caritas in veritate" (Na caridade e na verdade, 2009).
O Papa era aguardado no Rio de Janeiro em julho deste ano, onde iria participar da Jornada Mundial da Juventude, que vai reunir jovens católicos do mundo inteiro.
A Arquidiocese do Rio afirmou que a renúncia do Papa não vai mudar a programação do evento.
O Vaticano vai fazer uma cerimônia de despedida para Bento XVI antes do término de seu pontificado, à qual devem comparecer fiéis de todo o mundo e autoridades "de muitos países", disse o cardeal decano, Angelo Sodano.
Leia a íntegra do discurso em que o Papa anunciou sua renúncia:
"Caros irmãos:
Convoquei-os para este consitório, não apenas para as três canonizações, mas também para comunicar a vocês uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro. Eu estou bem consciente de que esse ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deve ser levado não apenas com com palavras e fatos, mas não menos com oração e sofrimento. Contudo, no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir o ministério a mim confiado. Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005, pelo qual a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, vai estar vaga e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de ser convocado por quem tem competência para isso.
Caros irmãos, agradeço sinceramente por todo o amor e trabalho com que vocês me apoiaram em meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, vamos confiar a Sagrada Igreja aos cuidados de nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar a sua santa mãe Maria para que ajude os cardeiais com sua solicitude maternal, para eleger um novo Sumo Pontífice. Em relação a mim, desejo também devotamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro, através de uma vida dedicada à oração.
Vaticano, 10 de fevereiro de 2013.
BENEDICTUS PP. XVI"
O Papa Bento XVI lê nesta segunda-feira (11) o anúncio de sua renúncia, durante reunião de cardeais no Vaticano. A imagem foi divulgada pelo jornal ' L'Osservatore Romano', do Vaticano (Foto: AP)
Para ler mais notícias sobre a renúncia de Bento XVI, clique emg1.globo.com/…/renuncia-sucess…. Siga também a editoria de Mundo no Twitter.
tópicos:
Papa Bento XVI,
Vaticano
veja também
Igreja já teve 265 Papas desde a sua fundação, há 2 mil anos
Para especialistas, o próximo Papa enfrentará problemas delicados com todos os escândalos de pedofilia e problemas que estão sendo divulgados.
28/02/2013
Não sou mais pontífice, mas um peregrino, diz Bento XVI na despedida
28/02/2013
Na última mensagem no Twitter, Bento XVI agradece por 'amor' de fiéis
28/02/2013
De helicóptero, Papa Bento XVI deixa Vaticano
28/02/2013
LINKS PATROCINADOS
Quer Testar Seu Inglês?
Faça um Teste Rápido e Curto Agora Mesmo e Saiba Seu Nível de Inglês.
www.UPTIME.com.br/Teste_Ingles







Link
3003 COMENTÁRIOS

Tarcísio Sobrinho5 dias atrás
MARIA FOI A MÃE TERRENA DE JESUS.....SÓ ISSO! E QUEM SÃO OS IDIOTAS QUE CHAMAM MARIA MÃE DE DEUS??? DE ONDE TIRAM ISSO?
22 RESPOSTAS

FACEBOOKTWITTER
DENUNCIAR

Rob Machado1 semana atrás
POR ISSO Q O BRASIL TA O LIXO Q EH... COMO O POVO EH ABITOLADO EM RELIGIAO IDIOTA... COLOCA O MICHAEL JACKSON PRA SUBSTITUIR ELE... COMEDOR DE CRIANCINHA... KKK
1 RESPOSTA

FACEBOOKTWITTER
DENUNCIAR

Natan Oliveira1 semana atrás
"Não se desce da cruz". Cardeal de Cracóvia Stanislaw Dziwisz
1 RESPOSTA

FACEBOOKTWITTER
DENUNCIAR

carregar mais comentários
PUBLICIDADE

Seus amigos no G1
veja o que eles estão lendo

Conecte-se com seus amigos e saiba o que eles estão lendo. Veja mais
Mundoveja tudo sobre ›

Soldados detidos no Chile retornam à Bolívia em avião...1/3/2013
Argentina pagará a fundos 'abutres' o mesmo que a outros...1/3/2013
Kirchner nega reforma constitucional visando 3° mandato na...1/3/2013
Países discutem novas medidas para regular comércio de...1/3/2013
Exército sírio recupera posto militar na fronteira com...1/3/2013
Partido espanhol é acusado de roubar computadores de...1/3/2013
Marcha no Bahrein pede liberdade para fotógrafo preso1/3/2013
Mulheres dirigem ônibus e evitam acidente após motorista passar mal1/3/2013
Rainha Elizabeth II cancela viagem ao País de Gales por dores no estômago1/3/2013
Eleição presidencial no Mali será em julho, diz gabinete1/3/2013

Renúncia de Bento XVI
Últimas notícias
Papa Bento XVI
Vaticano
PUBLICIDADE

primeira página
Justiça determina que 80% dos ônibus circulem no RioMulta por descumprimento é de R$ 200 mil. Motoristas decidiram prorrogar greve.
Espera por ônibus é de 2 h em dia de greve
Mantega atribui PIB abaixo da expectativa a crise no exterior
Miriam Leitão: 3 boas notícias do 'pibinho'
Balança tem déficit de US$ 1,27 bi
veja todos os destaques ›

Shopping
Zoom.com.br
LED 46 Smart TV Full HD

a partir de 12 x R$ 158,25
anterior

proximo

compare preços de
veja todos os produtos »
PUBLICIDADE

TÊNIS DE CORRIDA
A partir de R$ 99,90



editorias
Autoesporte.com
Blogs e Colunas
Brasil
Ciência e Saúde
Concursos e Emprego
Correções
Economia
Educação
Ego
Esporte
Loteria
Mundo
Natureza
Planeta Bizarro
Política
Pop & Arte
Tecnologia e Games
Turismo e Viagem
VC no G1
Fotos
Infográficos
Vídeos
especiais
Ano Novo
Carnaval 2013
CPI do Cachoeira
Eleições
Enem
Faça e aconteça
Guia de carreiras
Imposto de Renda
Julgamento do mensalão
Luta contra a dengue
Oscar 2013
Retrospectiva 2012
Revolta Árabe
Rio+20
Salão de São Paulo
Mais especiais
serviços
Fale Conosco
G1 no seu celular
Aeroportos
Trânsito BH
Trânsito DF
Trânsito RJ
Trânsito SP

Previsão do Tempo
Conversor de Moedas
Índices de Mercado
Indicadores Econômicos

Guia Cultural Rio
Guia Cultural SP
Downloads
Receitas.com
Tabela Fipe
Notícias por SMS
regiões
Acre
Alagoas
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
MG - Grande Minas
MG - Sul de Minas
MG - Triângulo Mineiro
MG - Vales de Minas
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
RJ - Serra, Lagos e Norte
Rondônia
Santa Catarina
São Paulo
SP - Bauru e Marília
SP - Campinas e Região
SP - Itapetininga e Região
SP - Mogi das Cruzes e Suzano
SP - Piracicaba e Região
SP - Ribeirão e Franca
SP - Rio Preto e Araçatuba
SP - Santos e Região
SP - São Carlos e Araraquara
SP - Sorocaba e Jundiaí
SP - Vale do Paraíba e Região
Sergipe
tv globo
Bem Estar
Bom Dia Brasil
Jornal Hoje
Jornal Nacional
Jornal da Globo
Fantástico
Globo Repórter
Globo Rural
Profissão Repórter
Brasileiros
Globo Mar
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
rádios
GloboRadio
CBN
Rádio Globo
BEAT98
BHFM
Globo FM
Multishow FM
Rádio GNT
Rádio Zona de Impacto
Rádio Canal Brasil
globo news
Primeira Página
Jornal Globo News
Conta Corrente
Estúdio I
Jornal das Dez
Globo News em pauta
Almanaque
Arquivo N
Cidades e Soluções
Entre Aspas
Fatos e Versões
Globo News Alexandre Garcia
Globo News Ciência e Tecnologia
Globo News Documento
Globo News Dossiê
Globo News Especial
Globo News Literatura
Globo News Miriam Leitão
Globo News Painel
Globo News Saúde
Manhattan Connection
Milênio
Mundo S/A
Pelo Mundo
Sarau
Sem Fronteiras
Starte
Via Brasil
publicações
Época
Época Negócios
Época SP
Autoesporte
Casa e Jardim
Crescer
Criativa
Galileu
Globo Rural
GQ
Marie Claire
Monet
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Quem
jornais
O Globo
Extra
globo.com
notícias
esportes
entretenimento
vídeos
todos os sites
© Copyright 2013 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade
central globo.com
assine a globo.com

anuncie conosco
acrvcatolico
acrvcatolico
Tarcísio Sobrinho5 dias atrás
MARIA FOI A MÃE TERRENA DE JESUS.....SÓ ISSO! E QUEM SÃO OS IDIOTAS QUE CHAMAM MARIA MÃE DE DEUS??? DE ONDE TIRAM ISSO?

O mesmo idiota que diz que Jesus não é Deus.
Aliás, se Maria é “ex-mãe”, por que razão Deus não seria “ex-Pai”?
Mais
Tarcísio Sobrinho5 dias atrás
MARIA FOI A MÃE TERRENA DE JESUS.....SÓ ISSO! E QUEM SÃO OS IDIOTAS QUE CHAMAM MARIA MÃE DE DEUS??? DE ONDE TIRAM ISSO?


O mesmo idiota que diz que Jesus não é Deus.
Aliás, se Maria é “ex-mãe”, por que razão Deus não seria “ex-Pai”?