Michel-René Landry
466

FSSP Quem somos nós?

Apresentação
Fraternidade Sacerdotal São Pedro

Origem da Fraternidade
A Fraternidade Sacerdotal São Pedro é uma sociedade clerical de vida apostólica de direito pontifício. Esta comunidade de padres católicos, sem votos religiosos, trabalha por uma missão no mundo. Esta missão é dupla: primeiro, a formação e a santificação dos sacerdotes no quadro da liturgia tradicional do rito Romano; segundo, a ação pastoral destes sacerdotes sobre o mundo, ao serviço da Igreja.
A Fraternidade foi fundada a 18 de Julho de 1988 na abadia de Hauterive (Suíça) por uma dúzia de sacerdotes e alguns seminaristas. Pouco tempo depois da sua fundação e graças à ajuda do Cardeal Ratzinger, ela foi acolhida por Mons. Joseph Stimpfe, bispo de Augsburgo (Alemanha) em Wigratzbad, santuário mariano bávaro. É lá que hoje se encontra o seminário europeu da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro. Esta conta atualmente com cerca de 200 padres e 120 seminaristas.

A formação
A Fraternidade Sacerdotal de São Pedro dispõe de duas casas de formação: a primeira em Wigratzbad, (Alemanha) a segunda em Denton, nos Estados Unidos (Estado do Nebraska). Estes dois seminários estão organizados segundo as normas em vigor na Igreja no que concerne à formação sacerdotal. Os candidatos frequentam um ano de preparação espiritual antes de começar o ciclo de filosofia (dois anos), seguido do de teologia (quatro anos). Durante estes anos de oração, estudo e vida comunitária, o aspirante ao sacerdócio adquire progressivamente uma maturidade humana, uma disciplina pessoal e uma maior união a Cristo. A vida espiritual nestes dois seminários é centrada no Santo Sacrifício da Missa, realizando assim a observância fiel das «tradições litúrgicas e espirituais » conforme às disposições do Motu proprio "Ecclesia Dei adflicta" de 2 de Julho de 1988, que está na origem da fundação da Fraternidade (Constituições, Art. 8).

A ação pastoral
Uma vez terminada a formação, os sacerdotes da Fraternidade estão ao serviço dos fiéis - sob a direção do bispo de cada lugar e nos termos das constituições próprias da Fraternidade - nos seus diversos apostolados, na França, na Alemanha, na Suíça, na Áustria, na Itália, na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Canadá, na Nigéria e no Benim. No mundo, os sacerdotes da Fraternidade vivem em pequenas comunidades, e laboram para espalhar o Evangelho pela pregação, catecismo, educação da juventude (escolas, escutismo) organização de peregrinações, de retiros, etc. Com a total aprovação da Santa Sé e a permissão dos ordinários do local, os sacerdotes administram os sacramentos utilizando os livros litúrgicos de 1962.