04:18
Andre Luiz
14,7 mil
Francisca de Paula de Jesus, Bem - Aventurada Nhá Chica-Rede Século 21 Oração à Imaculada Conceição composta por Nhá Chica Virgem da Conceição, Vós fostes aquela Senhora que entrastes no céu vestida …Mais
Francisca de Paula de Jesus, Bem - Aventurada Nhá Chica-Rede Século 21

Oração à Imaculada Conceição composta por Nhá Chica

Virgem da Conceição, Vós fostes aquela Senhora
que entrastes no céu vestida de sol, calçada de lua,
coroada de estrelas e cercada de anjos...
Vós prometestes ao Anjo Gabriel
que socorreríeis a todo aquele que invocasse
Vosso Santo Nome.

Agora é a ocasião.
Valei-me, Senhora da Conceição! (3 vezes)
Salve Rainha, mãe de misericórdia...


*******************
BIOGRAFIA

Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, filha e neta de escravos, a Venerável nasceu em São João Del Rei e viveu a maior parte de sua vida em Baependi, ficando conhecida por sua fé e seus atos de caridade. Devota de N.Sra. da Conceição sua fama de santidade se espalhou com ela ainda viva e pessoas de outros lugares começaram a visitar Baependi para conhecê-la, conversar com ela, falar de suas dores e necessidades e, sobretudo para pedir orações. Morreu aos 87 anos, em 14 de junho de 1895. O Santuário dedicado a ela recebe um grande número de visitantes durante todo o ano e em três ocasiões especiais: dia 14 junho (falecimento de Nhá Chica), dia 18 de junho (sepultamento de Nhá Chica) e dia 08 de dezembro (dia de N. Sra. da Conceição).

A Igreja de Nhá Chica desde 1954 está aos cuidados da Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor. que mantém uma obra de assistência social para crianças necessitadas mantida por benfeitores devotos de Nhá Chica. Associação Beneficente Nhá Chica (ABNC) acolhe mais de 160 crianças entre meninas e meninos.

O Milagre
“A professora Ana Lúcia Meirelles sofria de hipertensão pulmonar causada por um defeito congênito no coração que passava incorretamente pelo órgão e os médicos recomendaram uma cirurgia. Três dias antes da cirurgia Ana Lúcia teve febre e a cirurgia teve que ser adiada. Segundo a professora passados sete dias houve uma melhora considerável em seu estado de saúde, creditado por ela à proteção de Nhá Chica.

"Seis meses depois, por pressão dos médicos, eu voltei a fazer os exames pré-operatórios. E qual não foi minha alegria ao constatarem por um exame transesofágico que eu estava curada, sem hipertensão pulmonar e que já não havia mais aquela passagem de sangue que a causava. Passados 17 anos, estou completamente curada, sem problema nenhum. Tudo isso sob a bênção da minha santa Nhá Chica”, pondera Ana Lúcia.

"Primeira negra no país a se tornar beata, Nhá Chica representa a grandeza de Deus em meio à fragilidade humana e desigualdades sociais.É amor, caridade, solidariedade, humildade e obediência, um convite a participar da Igreja de Cristo." - Pe. José Douglas Baroni, titular da Paróquia de Santa Maria e reitor da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Baependi, chamada popularmente de Santuário de Nhá Chica.

Cardeal Angelo Amato, o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, é o representante do Papa Francisco nesta celebração que ocorreu em Baependi, 04/05/2013.

Disse ainda : "É um grande presente que o Papa Francisco faz à Igreja no Brasil. O Santo Padre, primeiro papa latino-americano, conhece bem a bondade do povo brasileiro, seu espírito religioso, o amor por Jesus e seu Evangelho de vida e alegria, a devoção à Virgem Maria, o apego filial à Igreja, o amor pelo Papa, bispos e sacerdotes, o respeito pelos idosos, a disponibilidade de acolher a vida como um dom inestimável de Deus, a caridade para com os pobres, o seu senso de igualdade e fraternidade, e o respeito pela natureza. Esta riqueza de valores humanos e espirituais faz do Brasil uma terra abençoada por Deus e uma moradia digna de toda pessoa humana. Nhá Chica viveu plenamente estes valores, deixando-os como herança para todos os brasileiros, mas também para toda a Igreja.

O Papa Francisco, que em sua carta de beatificação disse que Nhá Chica era uma mulher de oração assídua e uma fiel testemunha da misericórdia de Cristo para com os necessitados no corpo e no espírito. Por unanimidade as testemunhas afirmam que Nhá Chica rezava muito e tinha sempre o rosário na mão. Incansável adoradora do Santíssimo Sacramento e contempladora da Paixão de Jesus, tinha uma profunda devoção a Nossa Senhora, que chamava de Minha Sinhá. A Salve Rainha era a sua oração preferida. A nossa futura beata era humilde. Não atribuía nada à sua pessoa, mas tudo a Deus e a Nossa Senhora. Ela colocava os pedidos dos fiéis diante da Virgem Maria. Quando uma pessoa voltava para agradecê-la por uma graça alcançada, ela dizia: 'Eu peço a Nossa Senhora, que me escuta e me responde'. A fama de santidade de Nhá Chica sempre foi consistente e persistente. Ela era chamada a Santinha de Baependi. "Nhá Chica, lição autêntica de vida cristã." disse o cardeal.
Andre Luiz
Dom Diamantino Prata de Carvalho, Bispo da Diocese de Campanha: "Nhá Chica foi realmente uma pessoa que soube colocar a fé como um dom recebido de Deus no transbordamento da sua piedade, da sua oração sincera a Deus e também à Virgem Maria, e que transbordou em gestos concretos, com acolhida e solidariedade, de caridade".