pt.news
86

Ex-seminaristas acusam bispo hondurenho de má conduta homossexual

Edward Pentin obteve dois testemunhos de ex-seminaristas da arquidiocese de Tegucigalpa - Honduras, em relação à má conduta homossexual por parte do bispo auxiliar Juan Pineda. Os depoimentos foram escritos para uma investigação do Vaticano, em maio de 2017, realizada pelo bispo argentino aposentado Alcides Casamento. Desde então, eles estão nas mãos de Papa Francisco.

A arquidiocese de Tegucigalpa é liderada pelo cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, um grande aliado de Francisco e amigo pessoal de Pineda. Pineda está encarregado da diocese desde janeiro, pois Rodríguez está sob tratamento quimioterápico em Houston - Texas (EUA) para um câncer de próstata.

Os depoimentos contêm eventos que supostamente ocorreram quando Pineda ensinava no seminário. Posteriormente, ambos os ex-seminaristas tiveram que deixar o seminário. De acordo com o primeiro, Pineda tentou ter relações sexuais: "durante a noite, ele veio para perto de mim e tocou minhas partes íntimas e o peito, eu tentei detê-lo. Em diversas ocasiões saí da cama e fui embora."

O segundo ex-seminarista testemunhou ter presenciado, em primeira mão, uma relação imprópria entre Pineda e um terceiro seminarista. Relatos apontam que Pineda mantenha uma série de outros amigos íntimos em Honduras.

Fotografia: Juan Pineda, © House Committee on Foreign Affairs, CC BY-NC, #newsNlpojldngc