Idioma
Cliques
64
pt.news

Faca de dois gumes: Francisco ataca "fórmulas prontas" - Padre Reto Nay

Antes do Angelus de 16 de setembro, Papa Francisco fez um exegese contrafactual da passagem do Evangelho, onde Cristo pergunta a seus discípulos quem ele é e, primeiro, quer saber o que o povo pensa dele (Mc 8:27-35).

Francisco comentou: "Na realidade, ele não está interessado nas pesquisas de opinião e nas fofocas das pessoas". Mas se ele não está interessado, por que ele pergunta?

Francisco continuou: "Ele não está interessado nem em seus discípulos respondendo às suas perguntas com fórmulas prontas". Mais uma vez, por que então ele louva a "fórmula pronta" de São Pedro: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo" (Mt 16:16)?

Em vez de "fórmulas prontas", Francisco propõe um "relacionamento pessoal" com Cristo. Ótimo. Mas como alguém pode ter um relacionamento pessoal com Cristo sem levar suas palavras a sério? Francisco acrescenta que a profissão de fé "não pode parar em palavras". Mas alguém reivindicou isso?

É um velho truque dos modernistas atacar as "fórmulas" porque, por causa do engano, eles evitam um ataque direto contra as Escrituras e a Fé.

Mas os modernistas esquecem que suas polêmicas podem ser usadas contra suas próprias "fórmulas" como, por exemplo, as contidas em Amoris Laetitia.

Fotografia: © Mazur/catholicnews.org.uk, CC BY-NC-SA, #newsUfjrddcxwh
Escreva um comentário