pt.news
206

Bispo diocesano “conservador” se aposenta com FSSPX

Após sua aposentadoria em abril, o bispo de Chur (Suíça), Vitus Huonder, de 76 anos, residirá no internato Institut Sancta Maria, em Wangs, uma vila situada a 30 km ao norte de Chur, na diocese de São Galo.

A escola pertence à Fraternidade Sacerdotal de São Pio X (FSSPX). O Papa Francisco apoia o movimento que Hounder anunciou alguns meses atrás em uma carta a um grupo selecionado de sacerdotes.

Hounder dirigiu a diocese de Chur por quase doze anos. Ele tem sido um típico “conservador”, que ocasionalmente fez declarações “conservadoras”, mas, de outra forma, dirigia uma diocese liberal-radical, promovendo sacerdotes anticatólicos às posições de liderança, enquanto relegava bons padres para as paróquias periféricas.

Durante seu governo, cerca de 15 sacerdotes jovens, todos pertencentes à ala católica, deixaram sua diocese.

Quando um pároco liberal abençoou em 2015 um pseudo-casamento gay, Hounder não o tocou. Um sacerdote aposentado que declara publicamente que estava vivendo em concubinato com uma mulher, pôde celebrar seu jubileu sacerdotal sem intervenção de Hounder.

Os professores do seminário de Chur são extremistas liberais. Quase todos eles foram nomeados por Hounder. Não surpreendentemente, quando Hounder entregou sua aposentadoria em 2017, Francisco estendeu seu mandato por mais dois anos.

[Revelação: Bispo Hounder é um inimigo de gloria.tv, que o apoiou no início de seu mandato].

Fotografia: Vitus Huonder © Pressebild, #newsYykmsmncdf