pt.news
177

O novo motu proprio visa manter os liberais idosos em seus cargos?

O motu proprio de Papa Francisco de 15 de fevereiro Imparare a congedarsi [Aprender a se despedir] não muda muito as coisas, segundo o advogado canonista Ed Condon. Agora, todos os bispos são convidados a apresentar suas demissões aos 75 anos de idade, enquanto que antes os núncios e membros da cúria viam seus cargos caducarem automaticamente quando atingiam uma certa idade.

Escrevendo ao Catholic News Agency (16 de fevereiro), Condon considera estranho que um motu proprio sobre aposentadorias fale mais sobre permanência, embora chame esses casos de exepcionais: "Com Papa Francisco, essa exceção está se tornando uma regra".

Condon menciona os amigos idosos liberais de Francisco como Coccopalmerio, Baldisseri, Ravasi ou Piero Marini: "Aqueles que se espera que se aposentem com graça no final de seus mandatos, como o cardeal Müller, são tão excepcionais que devem ser notados."

A conclusão esmagadora de Condon: "Tal como acontece com várias reformas franciscanas da Cúria, a distância entre a teoria e a prática está se tornando cada vez mais difícil de ignorar ou de explicar".

Fotografia: © Semilla Luz, CC BY, #newsXfnopngsyq