pt.news
103

Segundo cardeal “culpado” sem crime: “Não consigo ver de que sou culpado”

O cardeal de Lyon (França), Philippe Barbarin, foi condenado a seis meses de pena suspensa, em 7 de março, por ter “deixado de informar” abusos cometidos pelo padre Bernard Preynat.

Todos os abusos ocorreram antes de 1991. Barbarin foi nomeado a Lyon em 2002, mais de dez anos depois.

O padre Preynat foi removido como sacerdote auxiliar em fevereiro de 1991, depois que as arquidioceses souberam dos abusos que perpetraram em um grupo de escoteiros que ele havia fundado e dirigido de 1972 a 1991. Após seis meses, Preynat foi transferido para outras paróquias, sem cometer outros crimes.

Barbarin descobriu o caso quando foi contatado por uma vítima em novembro de 2014. Ele encaminhou o caso à Congregação para a Doutrina da Fé, que recomendou a remoção de Preynat do ministério. Isso aconteceu em abril de 2015.

Em agosto de 2016, o promotor público rejeitou as acusações contra Barbarin por “não denunciar agressões sexuais contra menores” por causa da ausência de um delito.

Usando um truque jurídico, uma organização dedicada à propaganda de abusos, conseguiu reabrir o caso em maio de 2017, ajudada pela desinformação massiva da mídia. Barbarin respondeu em janeiro: “Não consigo ver de que sou culpado. Eu nunca tentei me esconder, quanto mais encobrir esses fatos horríveis”.

O advogado de Barbarin anunciou que o cardeal irá fazer um apelo contra o veredito. Barbarin anunciou que oferecerá sua renúncia ao Papa Francisco (vídeo em francês abaixo).

Fotografia: Philippe Barbarin, #newsNakmdgikkf

00:37