Clicks47
pt.news

Esboço para reforma da Cúria: "impressão muito negativa", "qualidade pobre"

Marco Tosatti viu o esboço de Praedicate Evangelium, o documento para a iminente reforma da Cúria Romana, e teve uma "impressão bastante negativa":

"Fiquei impressionado com a qualidade ruim, de um ponto de vista formal e substancial", escreve ele em seu blog em 11 de maio.

Tosatti dá como exemplo o artigo 130, que chama as conferências episcopais a avaliar e proteger "culturas indígenas" con a sua "herança de sabedoria" e seu "equilíbrio cósmico e espiritual" como "riquezas para toda a humanidade".

"Cósmico?" pergunta Tosatti. [Entre católicos, isso é comumente chamado de "paganismo", o que, de acordo com a Bíblia, é uma forma de adoração ao diabo.]

Tosatti pergunta por que o esboço, apesar da enganação de Francisco com "sinodalidade", não foi enviado aos cardeais para revisão: "Eles são cardeais precisamente para aconselhar o Papa, não para vestir um barrete."

Francisco é atualmente fortemente influenciado por dois cardeais, escreve Tosatti:
O perdedor Cardeal Reinhard Marx e o escandaloso Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga. Nenhum dos dois jamais teve uma posição na Cúria Romana.

Fotografia: © Mazur/catholicnews.org.uk, CC BY-NC-SA, #newsAvxxvgqswl