pt.news
148

Polónia: Varsóvia torna-se anti-cristã

O presidente da Câmara de Varsóvia, Rafał Trzaskowski, cuja mãe foi informadora da polícia durante o regime comunista na Polónia, proibiu a exibição de "símbolos religiosos" (= cruzes) na Câmara …More
O presidente da Câmara de Varsóvia, Rafał Trzaskowski, cuja mãe foi informadora da polícia durante o regime comunista na Polónia, proibiu a exibição de "símbolos religiosos" (= cruzes) na Câmara Municipal. Desde a queda do comunismo, Varsóvia é a primeira cidade da Polónia a fazê-lo.
A Gazeta Wyborcza noticiou a 16 de maio que a discriminação contra a cruz é justificada pela "luta contra a discriminação".
Trzaskowski é vice-líder do partido "Plataforma Cívica", a principal componente da coligação governamental polaca sob a presidência de Donald Tusk. Os funcionários públicos de Varsóvia não poderão sequer exibir símbolos religiosos nas suas secretárias. Todos os eventos oficiais não podem incluir qualquer tipo de oração - um sinal de que os velhos tempos comunistas regressaram.
Ao mesmo tempo, é imposta a propaganda homossexual. Os funcionários municipais são obrigados a tratar um concubinato homossexual como se fosse legal e a dirigir-se aos travestis como se fossem homens ou mulheres …More

Espanha: Rosário muito caro

José Andrés Calderón foi multado em 3.600 euros por rezar o terço em público com outras pessoas em Madrid. Começou a rezar o terço pacificamente nas escadas da igreja do Inmaculado Corazón de María …More
José Andrés Calderón foi multado em 3.600 euros por rezar o terço em público com outras pessoas em Madrid.
Começou a rezar o terço pacificamente nas escadas da igreja do Inmaculado Corazón de María em novembro, durante um período de agitação nacional. O local fica a uma curta distância da sede do Partido Socialista Operário, no poder.
Cerca de 500 pessoas reuniam-se regularmente até ao momento em que o regime proibiu os terços regulares, a 27 de novembro. Depois disso, o número de participantes aumentou. Algumas pessoas foram detidas e multadas. Um vídeo de uma mulher de 60 anos a ser empurrada para uma carrinha da polícia foi amplamente difundido na Internet.
Um advogado contestou a proibição, considerando-a uma violação do direito de reunião. Em dezembro, o Tribunal Provincial de Madrid rejeitou o recurso. As pessoas continuaram a rezar.
José Andrés Calderón, o organizador do evento, anunciou a 15 de maio que tinha sido multado em 1200 euros pela terceira vez: "Rezar o terço é caro em …More

Bispos suíços querem diáconos do sexo feminino

Os bispos suíços apresentaram ao Vaticano, a 13 de maio, um relatório sobre o sínodo local sobre a sinodalidade. Excertos: - "As decisões sinodais que marginalizam ou excluem as pessoas e as suas …More
Os bispos suíços apresentaram ao Vaticano, a 13 de maio, um relatório sobre o sínodo local sobre a sinodalidade. Excertos:
- "As decisões sinodais que marginalizam ou excluem as pessoas e as suas experiências, especialmente as mulheres, as pessoas queer e os socialmente desfavorecidos, são contrárias à missão da Igreja."
- "O reconhecimento da igual dignidade batismal de homens, mulheres e pessoas queer deve ser vivido e testemunhado na construção de uma igreja sinodal."
- "A questão da [...] inclusão das mulheres em todos os ministérios [!] é uma questão importante".
- "A exclusão das mulheres do sacerdócio já não é compreendida em muitos lugares".
- "A abertura do diaconado às mulheres é de saudar quando exprime uma evolução no sentido do reconhecimento da igual dignidade batismal do homem e da mulher na Igreja".
- Uma forma especial de diaconato 'para as mulheres' seria vista no contexto suíço como uma expressão de relegação das mulheres, assim como a gradação do diaconato em relação …More

Austrália: Arcebispo recebe ódio por defender o senso comum

O arcebispo Julian Porteous, de Hobart, na Austrália, denunciou uma campanha para subverter os princípios morais cristãos. Como resultado, os inimigos do senso comum responderam com um ódio intenso.…More
O arcebispo Julian Porteous, de Hobart, na Austrália, denunciou uma campanha para subverter os princípios morais cristãos.
Como resultado, os inimigos do senso comum responderam com um ódio intenso. Numa carta pastoral de 2 de maio ('We are salt to the earth'), D. Porteous fez declarações sobre a dignidade humana e a liberdade religiosa e parental.
Por exemplo, afirmou que: "Acreditando em Deus como Criador, vemos a nossa identidade de homem e mulher como um dom. Por isso, vemos os esforços para separar o género do sexo biológico como uma negação da realidade de quem somos".
E: "Deus criou o homem e a mulher como sexualmente complementares. Isto significa que, sexualmente, fomos literalmente feitos para o sexo oposto".
Mons. Porteous critica o lobby radicalizado dos travestis, o aborto de crianças, a eutanásia suicida, o pseudo-casamento homossexual e a propaganda "woke" que luta contra o senso comum ("valores e crenças tradicionais").
Os grupos de propaganda homossexual afirmaram que …More

Diocese mexicana ganha processo contra travesti

O Tribunal Federal de Recursos do México rejeitou, em abril, a tentativa de um propagandista travesti de obrigar a Igreja a alterar os registos de batismo a favor da autodeclaração de uma pessoa. Em …More
O Tribunal Federal de Recursos do México rejeitou, em abril, a tentativa de um propagandista travesti de obrigar a Igreja a alterar os registos de batismo a favor da autodeclaração de uma pessoa.
Em 2021, um homem que sofria de ideias de género de ser uma "mulher" argumentou que a lei mexicana da privacidade obrigava a Diocese de Querétaro a satisfazer o pedido, independentemente da realidade biológica e da facticidade histórica.
Em consequência, o Instituto Nacional de Proteção de Dados do México decidiu que a diocese tinha de alterar os registos de batismo.
A diocese contestou a decisão e ganhou num tribunal distrital. Um tribunal de recurso confirmou agora a decisão com base no facto de a Igreja ter o direito constitucionalmente protegido de gerir os seus assuntos internos sem interferência do governo.
A decisão abre um precedente importante para a defesa da liberdade religiosa e da autonomia das igrejas e organizações religiosas no México contra a propaganda homossexual fascista. …More

Mulher belga idosa quer tornar-se "diácono" e processa a Igreja

Veer Dusauchoit, de 62 anos, está a processar a Igreja na Bélgica por "discriminação" por não poder tornar-se diácono. Dusauchoit trabalha há 30 anos na paróquia de Herent, perto de Lovaina, no …More
Veer Dusauchoit, de 62 anos, está a processar a Igreja na Bélgica por "discriminação" por não poder tornar-se diácono.
Dusauchoit trabalha há 30 anos na paróquia de Herent, perto de Lovaina, no Brabante flamengo, onde preside aos funerais e às liturgias da palavra. A paróquia não tem padre.
Tentou inscrever-se num curso de quatro anos para se tornar diácono, mas foi recusado e considera esta rejeição uma "discriminação de género".
"Estou, de facto, zangada, mas também determinada", declarou ao canal estatal belga Rtbf.be (14 de maio), conhecido pelas suas posições anti-Igreja.
Um porta-voz da Arquidiocese de Mechelen-Bruxelas defendeu a decisão: "Atualmente (sic), só os homens podem ser ordenados diáconos. Por isso, não vale a pena fazer a formação, porque a finalidade de se tornar diácono é impossível".
O porta-voz acrescentou: "Os bispos belgas são a favor das mulheres diáconas [inválidas]".
O tribunal de Mechelen tem um mês para tomar uma decisão.
O atual arcebispo de Mechelen-Bruxelas …More

A diocese proíbe os padres de falarem com activistas dos meios de comunicação social ("jornalistas")

A Diocese de Buffalo, Nova Iorque, adoptou regras que exigem que os padres e os funcionários da diocese consultem os funcionários da diocese antes de falarem com os chamados repórteres. A nova política …More
A Diocese de Buffalo, Nova Iorque, adoptou regras que exigem que os padres e os funcionários da diocese consultem os funcionários da diocese antes de falarem com os chamados repórteres.
A nova política estipula que os funcionários da diocese responsáveis pela comunicação "respondam diretamente ao pedido ou trabalhem com o empregado para dar uma resposta ao pedido".
Joe Martone, diretor de comunicações da diocese, salienta que: "O que estamos realmente a tentar fazer não é abafar a comunicação da diocese, mas sim coordená-la".
Isto é compreensível, porque muitos padres são ingénuos e não se apercebem de que os activistas dos meios de comunicação social não estão interessados na verdade. Em vez disso, só falam com as pessoas para promover a sua própria agenda e narrativa.
Tradução de IA

Ereção na cruz? Não há blasfémia fora dos limites

O padre Thomas McHale, 53 anos, pároco da paróquia de Nossa Senhora Imaculada em Blackhill, condado de Durham, Inglaterra, disse no seu sermão de Sexta-feira Santa que Cristo teve uma ereção quando …More
O padre Thomas McHale, 53 anos, pároco da paróquia de Nossa Senhora Imaculada em Blackhill, condado de Durham, Inglaterra, disse no seu sermão de Sexta-feira Santa que Cristo teve uma ereção quando morreu na cruz.
Em resposta às suas fantasias doentias, o cidadão americano de 53 anos afirmou que o sangue teria corrido para a parte inferior do corpo de Cristo em consequência da execução por crucificação.
Um paroquiano explicou ao TheTimes.co.uk (11 de maio): "Ele disse às pessoas que Jesus morreu com uma ereção. O público ficou chocado. Estavam lá famílias jovens".
As queixas sobre o sermão "vulgar" deram origem a uma investigação "em curso", disse o porta-voz da Diocese de Hexham e Newcastle. A Sexta-feira Santa foi a 29 de março. O assunto pode ser "investigado" em 10 minutos. Por conseguinte, "investigação em curso" significa que não há vontade de chegar a uma conclusão.
Imagem: diocesehn.org.uk, Tradução de IA
newsQsxycwazrx

Espanha: Todo o convento de clarissas adere a um grupo sedevacantista

As clarissas de Belorado, da arquidiocese de Burgos, em Espanha, anunciaram que vão deixar a jurisdição da arquidiocese para se juntarem a um certo bispo, Pablo de Rojas Sanchez-Franco. As 15 freiras …More
As clarissas de Belorado, da arquidiocese de Burgos, em Espanha, anunciaram que vão deixar a jurisdição da arquidiocese para se juntarem a um certo bispo, Pablo de Rojas Sanchez-Franco. As 15 freiras de Belorado são conhecidas pela venda de rebuçados.
De Rojas foi educado num colégio do Opus Dei e mais tarde aproximou-se da Sociedade Sacerdotal Pio X. Em 2005 fundou a sua própria "Pía Unión de San Pablo Apóstol" em Bilbao. Este grupo tem cerca de 100 membros e algum "clero" e está de alguma forma ligado ao Palmar de Troya, em Sevilha, um grupo que tem o seu próprio "papa" que vem da Suíça e inventou o seu próprio Novus Ordo.
A sede de De Rojas em Bilbau tem ornamentos por todo o lado, estantes de livros, mobiliário ornamentado, loiça e criadas com toucas. Em 2017, participou num desfile de moda dos anos 1900 em Bilbau, organizado por Fernando Botanz, que se apresenta como homossexual e que, segundo o InfoVaticana.com, tem uma relação próxima com De Rojas.
De Rojas foi "ordenado" "bispo …More

Fiducia Supplicans: Uma diocese espanhola conclui que uma violação violou a outra violação

A diocese de Plasencia, em Espanha, emitiu uma declaração não assinada, a 13 de maio, sobre a recente [pseudo] bênção homossexual na igreja paroquial de Miajadas. A diocese está atualmente a ser …More
A diocese de Plasencia, em Espanha, emitiu uma declaração não assinada, a 13 de maio, sobre a recente [pseudo] bênção homossexual na igreja paroquial de Miajadas.
A diocese está atualmente a ser governada pelo bispo Ernesto Brotóns, que é inteiramente responsável pela declaração. O seu texto promete que "foram tomadas as medidas canónicas adequadas", o que não significa nada.
Em evidente contradição com a realidade, a declaração de Brotóns nega que tenha havido "qualquer intenção" de simular um sacramento. Todo o espetáculo foi modelado como um casamento, incluindo dois homossexuais disfarçados e um padre. Toda a gente podia ver que se tratava da simulação de um sacramento.
A declaração critica apenas o facto de "as formas violarem claramente as disposições" do texto de propaganda homossexual do Vaticano 'Fiducia supplicans'. O bispo insiste que "acredita" no "valor" da bênção blasfema do pecado.
Monsenhor Brotóns termina com lágrimas de crocodilo: "Lamentamos profundamente o escândalo …More

Acusação falsa: Bispo dos EUA ilibado de acusações absurdas

O bispo auxiliar reformado Raymond Chappetto, 78 anos, de Brooklyn, foi ilibado da acusação de ter "tratado mal" um caso de abuso. Foi vigário-geral da diocese de Brooklyn de 2013 a 2022. Em 2021, foi …More
O bispo auxiliar reformado Raymond Chappetto, 78 anos, de Brooklyn, foi ilibado da acusação de ter "tratado mal" um caso de abuso.
Foi vigário-geral da diocese de Brooklyn de 2013 a 2022. Em 2021, foi acusado de não ter revelado adequadamente a uma paróquia que o Rev. Uririoghene Okrokoto estava proibido de contactar com menores. Como resultado, Chappetto foi acusado de colocar potencialmente em perigo os menores.
O Reverendo Okrokoto tinha um historial de "violações de limites" com raparigas adolescentes. Após tratamento num centro de saúde mental, foi destacado para uma paróquia de Brooklyn em junho de 2021. Em poucas semanas, Okrokoto foi visto na paróquia na companhia de uma rapariga adolescente. Foi novamente afastado do ministério em outubro de 2021 e continua suspenso.
A Diocese de Brooklyn disse ao PillarCatholic.com (13 de maio) que o Dicastério para os Bispos do Vaticano tinha concluído, após uma investigação, que as alegações contra Chappetto eram "manifestamente infundadas …More

Padre de Chicago: Desculpe pela "escolha de palavras" na "bênção" homossexual

O Rev. Joseph Williams, C.M., pároco da Paróquia de S. Vicente de Paulo em Chicago, emitiu um pedido de desculpas "de fachada" a 8 de maio pela sua [pseudo] bênção de duas mulheres lésbicas a 21 de …More
O Rev. Joseph Williams, C.M., pároco da Paróquia de S. Vicente de Paulo em Chicago, emitiu um pedido de desculpas "de fachada" a 8 de maio pela sua [pseudo] bênção de duas mulheres lésbicas a 21 de abril.
Parece que Williams foi forçado a emitir o pedido de desculpas. Lamenta apenas "a linguagem da bênção", a utilização da igreja e dos paramentos litúrgicos, mas insiste que "teve boa intenção".
"A forma que a bênção assumiu, tal como é mostrada no vídeo, deveu-se à minha tentativa de lhes proporcionar um momento significativo (!) da graça de Deus (!)".
Só quando o vídeo do pseudo-casamento se tornou viral é que Williams se apercebeu que tinha "feito uma péssima escolha de palavras".
"Lamento profundamente qualquer confusão e/ou raiva que isto tenha causado, especialmente ao povo de Deus".
Não pediu desculpa pela blasfémia que cometeu, não será castigado e não haverá lugar a qualquer reparação.
Tradução de IA

O Anticristo é um tipo simpático

Eck publicou uma análise do Anticristo em Caminante-Wanderer.Blogspot.com (6 de maio). - Os verdadeiros ídolos não são os ídolos do paganismo, mas os ídolos da posse, do prestígio, do prazer e do …More
Eck publicou uma análise do Anticristo em Caminante-Wanderer.Blogspot.com (6 de maio).
- Os verdadeiros ídolos não são os ídolos do paganismo, mas os ídolos da posse, do prestígio, do prazer e do poder; neles se encarna a escravatura.
- O demónio domina e mantém os homens na escravidão através da lei do pecado, e por isso é chamado "o príncipe deste mundo" (João 12).
- Cristo não estava interessado em trocar uma religião por outra, mas queria ir à raiz do problema humano: o coração humano.
- Cristo não se confronta com os reis do seu tempo, que são meros fantoches, mas com Aquele que lhes dá ordens. Cristo não enfrentou os ricos, mas o dinheiro que os criou; não enfrentou os pecadores, mas o pecado, que destruiu na cruz.
- O Salvador veio para "revolucionar" o mundo, isto é, para o fazer voltar ao que era antes da queda. "Re-volvere", em latim, aplicado aos planetas, significa fazê-los voltar ao seu verdadeiro curso.
- A "obra revolucionária" da Igreja, dos seus santos e mártires, aumentou …More

Peru reconhece o travestismo como uma perturbação mental

O Ministério da Saúde do Peru (MINSA) decidiu incluir a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) da OMS no sistema de seguro de saúde (PEAS). Em 10 de maio deste ano, o executivo peruano aprovou …More
O Ministério da Saúde do Peru (MINSA) decidiu incluir a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) da OMS no sistema de seguro de saúde (PEAS).
Em 10 de maio deste ano, o executivo peruano aprovou um decreto que afecta os travestis.
Com esta medida, o Ministério da Saúde (MINSA) decidiu incluir a Classificação Internacional de Doenças da OMS (CID-10) no Sistema de Seguro de Saúde (PEAS), o que implica o reconhecimento das "identidades" homossexuais, especialmente as que se identificam como travestis, como patologias.
Os diagnósticos da CID-10 relacionados com as diferentes expressões da sexualidade e da [pseudo] identidade de género passam a ser considerados perturbações mentais abrangidas pelo Serviço Nacional de Saúde.
Embora o objetivo desta medida seja favorecer e prestar atenção às pessoas em causa, o decreto provocou um intenso debate e insatisfação entre os lobbies homossexuais, que há anos tentam apresentar como normal o seu comportamento, que pode variar consoante a hora …More

Fiducia Supplicans: Outra homossexualidade-blasfémia numa igreja

Desencadeada pela peça de propaganda homossexual de Francisco "Fiducia supplicans", uma [pseudo] bênção homossexual foi encenada na Igreja de Nuestra Señora de Belén em Miajadas, Diocese de Plasencia …More
Desencadeada pela peça de propaganda homossexual de Francisco "Fiducia supplicans", uma [pseudo] bênção homossexual foi encenada na Igreja de Nuestra Señora de Belén em Miajadas, Diocese de Plasencia, Espanha.
Uma das duas concubinas homossexuais admitiu numa rede social que a sua cumplicidade no pecado estava endurecida e durava há 30 anos.
"Ficámos muito felizes por o podermos fazer na Igreja, por sermos o primeiro casal homossexual de muitos que virão", anunciou.
Parece que a iniciativa do sacrilégio partiu de Don Enrique Gómez Rodríguez, o pároco, como se pode ver num post de uma das concubinas: "OBRIGADA Enrique, por nos ter proposto a bênção na igreja de Belém, à qual não hesitámos um minuto em dizer 'sim'. Foi uma cerimónia muito bonita".
Durante a [pseudo] bênção, os dois homossexuais seguraram uma vela cada um, e o padre usou uma alva e uma estola.
Gómez Rodríguez é conhecido pela sua fraqueza pró-homossexual. No entanto, é membro do Conselho de Sacerdotes da Diocese de Plasencia …More

O ecismo homossexual ensombra a reunião anglicana em Roma

As Comunhões Anglicanas de todo o mundo reuniram-se em Roma de 29 de abril a 3 de maio. Estiveram presentes 32 províncias, mas nove - as que têm membros jovens e estão a crescer em número - estiveram …More
As Comunhões Anglicanas de todo o mundo reuniram-se em Roma de 29 de abril a 3 de maio. Estiveram presentes 32 províncias, mas nove - as que têm membros jovens e estão a crescer em número - estiveram ausentes.
A maioria destas últimas recusou-se a participar por razões de consciência. O arcebispo leigo da Cantuária, Justin Welby, derramou algumas lágrimas de crocodilo, descrevendo o cisma anglicano que ele próprio criou como "muito angustiante".
"A verdadeira questão continua a ser a decisão da Igreja de Inglaterra de continuar a considerar até que ponto apoiará a bênção de casais em relações homossexuais", admitiu.
Francisco recebeu os participantes do encontro a 2 de maio. Pediu orações aos propagandistas homossexuais e aos hereges: "O meu trabalho é difícil. Por favor, reze por mim".
Imagem: Vaticna Media, Tradução de IA

A conversão à Igreja produziu fenómenos estranhos

Jayme Clune, de Atlanta, Geórgia, testemunhou no NcRegister.com (6 de maio) sobre "ocorrências estranhas" em sua casa quando a sua família iniciou o processo de conversão ao catolicismo. Ela e o marido …More
Jayme Clune, de Atlanta, Geórgia, testemunhou no NcRegister.com (6 de maio) sobre "ocorrências estranhas" em sua casa quando a sua família iniciou o processo de conversão ao catolicismo.
Ela e o marido receberam o batismo, a confirmação e a Sagrada Comunhão na Vigília Pascal deste ano. Antes de se converterem, a família frequentava um grupo religioso não confessional com grandes ecrãs de vídeo, música fraca e um pregador que se sentia bem. Tem dois filhos pequenos.
Jayme Clune estudou a história da Igreja primitiva e descobriu que as suas crenças eram consistentes com as da Igreja Católica. Ela e o seu marido sentiram-se atraídos pela tradição, liturgia e sacramentos da Igreja.
Ao iniciarem o processo oficial de conversão, foram confrontados com estranhas ocorrências na sua casa.
- As luzes acendiam-se em divisões onde ninguém tinha estado.
- Uma grande janela em arco partiu-se inexplicavelmente, espalhando milhares de cacos de vidro pelo chão.
- A água escorria do lava-loiça da cozinha. …More
pt.news
273

Lembra-se do "Não se reproduzam como coelhos" de Francisco? Agora quer "mais bebés"

No dia 10 de maio, Francisco exortou os italianos a terem filhos, apelando a políticas de longo prazo para ajudar as famílias e alertando para o facto de a crise demográfica do país estar a ameaçar …More
No dia 10 de maio, Francisco exortou os italianos a terem filhos, apelando a políticas de longo prazo para ajudar as famílias e alertando para o facto de a crise demográfica do país estar a ameaçar o futuro.
"O número de nascimentos é o primeiro indicador da esperança de um povo", disse Francisco num encontro anual de grupos pró-família. "Sem crianças e jovens, um país perde o seu desejo de futuro".
A taxa de natalidade em Itália, que já é uma das mais baixas do mundo, tem vindo a diminuir de forma constante há cerca de 15 anos e atingiu um mínimo histórico no ano passado, com 379.000 bebés nascidos.
Em 2015, Francisco disse que os católicos não deviam "reproduzir-se como coelhos". Afirmou que a "paternidade responsável" exige que os cônjuges regulem os nascimentos dos seus filhos.
Imagem: VATICAN MEDIA Divisione Foto, Tradução de IA

Bispo Strickland: "Eu não sou Sedevacantista".

O Bispo Joseph Strickland escreveu no site BishopStrickland.com (9 de maio) que tem sido erradamente rotulado como sedevacantista por "um pequeno número de pessoas". Strickland descreve o sedevacantismo …More
O Bispo Joseph Strickland escreveu no site BishopStrickland.com (9 de maio) que tem sido erradamente rotulado como sedevacantista por "um pequeno número de pessoas".
Strickland descreve o sedevacantismo como uma crença falsa e a afirmação de que não houve nenhum papa válido desde a morte do Papa Pio XII em 1958, bem como que o sacramento da Ordem é inválido no Novus Ordo.
Strickland escreve: "Quero deixar claro que não sou e nunca fui sedevacantista, como a maioria das pessoas que leram as minhas cartas pastorais devem saber".
E: "Tenho o maior respeito pelo ofício do papado - o Vigário de Cristo - e cito regularmente os ensinamentos dos papas São João Paulo II e Bento XVI, bem como de outros papas que ocuparam a Cátedra de São Pedro desde o Vaticano II".
Não menciona Francisco, mas reza para que o papado "permaneça sempre como um sinal visível de verdade, clareza e unidade para Cristo e para os fiéis".
Tradução de IA

Liturgia: As polémicas de Francisco não são o ponto de partida

"A liturgia sem a união do homem com Deus é uma aberração", escreveu com razão Francisco, a 10 de maio, a uma delegação do "Instituto Superior de Liturgia de Barcelona", em Espanha. Mas não lhe ocorreu …More
"A liturgia sem a união do homem com Deus é uma aberração", escreveu com razão Francisco, a 10 de maio, a uma delegação do "Instituto Superior de Liturgia de Barcelona", em Espanha.
Mas não lhe ocorreu que este é precisamente o problema com o Novus Ordo secularizado.
Acrescentou outro truísmo: "Uma aberração, por exemplo, seria uma liturgia escravizada ao rubricismo, que não promove a união com Deus".
De facto, as rubricas (ou seja, as instruções sobre o modo como uma liturgia deve ser celebrada) são tão precisas e pormenorizadas que libertam o sacerdote da obrigação de ser um showman que tem de inventar o curso do que se vai seguir, concentrando-se no público e não em Deus.
As rubricas levam o sacerdote para que se possa concentrar plenamente na "união do homem com Deus".
Francisco pediu aos liturgistas que "trabalhem para dar vida à nossa liturgia quotidiana", admitindo assim que o Novus Ordo está morto.
Tradução de IA