pt.news
1276

Decano dos cardeais declara guerra ao cardeal Zen

Em uma carta, o Decano do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, alertou todos os cardeais de Hong Kong sobre o cardeal Joseph Zen, de 88 anos. A carta (aqui) vazou no site AldoMariaValli.it (29…Mais
Em uma carta, o Decano do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, alertou todos os cardeais de Hong Kong sobre o cardeal Joseph Zen, de 88 anos.
A carta (aqui) vazou no site AldoMariaValli.it (29 de fevereiro). Nela, a epístola de setembro de 2019 do cardeal Zen é desacreditada a todos os cardeais, na qual critica o acordo secreto de Francisco com o regime chinês.
Este é o primeiro ato oficial de Re como reitor (número de protocolo 1/2020). Sem produzir nenhuma evidência, ele afirma que há continuidade entre Francisco e Bento XVI em relação à nomeação comunista de bispos. Na verdade, Bento XVI recusou o acordo que mais tarde foi assinado por Francisco.
Re explica que a igreja estatal chinesa não é mais "independente" em um sentido absoluto, pois o acordo permite que o papa participe da nomeação de bispos. Em outras palavras: a igreja chinesa é simultaneamente "independente" e "em comunhão" com Roma.
Valli ressalta que as reivindicações de Re implicam uma eclesiologia aberrante, …Mais
Luiz Alberto Mezzomo
O Cardeal Zen é um dos pilares da Hierarquia da Igreja Católica no momento. Guerra contra ele é uma guerra contra a Igreja e contra nós Católicos.