pt.news
232

Arcebispo argentino: missa transformada em "festa infantil"

A Missa Original em latim, que ele chama de "o rito mais sagrado do catolicismo", foi "manipulada", escreve o arcebispo aposentado Hector Aguer, de 77 anos, em InfoCatolica (23 de junho).

A improvisação foi introduzida e a beleza abolida, especialmente na música sacra, explica Aguer: "Foram impostos gestos e comportamentos como gritos, aplausos e dança, que são completamente estranhos à celebração sagrada".

Francisco demitiu Aguer dez dias depois de atingir a idade de aposentadoria, substituindo-o pelo escritor fantasma de Francisco e especialista em beijos Victor Manuel Fernandez.

Aguer ouviu pessoalmente os bispos dizerem que "não há mais distinção entre o sagrado e o profano" e "que eles ficaram satisfeitos com esse desenvolvimento".

"O entendimento unilateral da Eucaristia Novus-Ordo como um encontro fraterno obscureceu sua natureza sacrificial", escreve Aguer.

Ele nota que a Missa às vezes se torna “um espetáculo ou uma pequena festa infantil”, assim “a fé é colocada entre parênteses e a referência a Deus é substituída pela centralidade e primazia do homem”.

Fotografia: Hector Aguer, © wikicommons, CC BY-SA, #newsCcurlwcgwd