pt.news
223

Esposa: Casou com um bispo espanhol "ainda bispo" - era "conservador" apenas nas palavras

O ex-bispo espanhol Xavier Novell, casado, "não é tão ortodoxo ou conservador" como parecia, disse a sua mulher Silvia Caballol à Antena3.com.

Ela é autora de literatura pornográfica. "Uma coisa é pregar e outra coisa é viver", explicou.

Segundo ela, Novell não é contra os pecados homossexuais e ambos têm "muitos" amigos homossexuais e travestis. Caballol acredita que a Igreja fez "muitos progressos" [= retrocesso] nestas questões, "porque agora dão a sua [pseudo] bênção", diz Caballol.

Ela não nega que o próprio Novell tenha frequentado sessões de uma terapia de cura homossexual. O Infovaticana.com (18 de maio) acrescenta que este rumor é muito difundido.

Interessante: Caballol afirma, e Infovaticana.com confirma, que só a "intervenção direta e expressa" de Francisco levou ao casamento e que os procedimentos necessários (laicização) foram ignorados.

Caballol acrescenta que Novell ainda está "no limbo" porque "continua a ser bispo, embora já não o seja". A "hierarquia da Igreja" [= Francisco] proibiu Novell de se explicar e ameaçou castigá-lo se o fizesse.

Entretanto, os bispos espanhóis estão a apagar todos os vestígios de Xavier Novell dos seus sites, onde anteriormente era mencionado como "bispo emérito" de Solsona (2010-2021).

Tradução de IA

27:09