pt.news

Todo sorrisos: encontro mais longo de Francisco com um presidente dos EUA

Francisco passou 90 minutos com o presidente abortista dos EUA, Joe Biden, em 29 de outubro. Foi a maior audiência de um presidente dos EUA em comparação com 30 minutos com Trump (2017) e 52 com Obama (2014).

Apenas jornalistas do Vaticano estavam permitidos na reunião. Dada a tendência de Biden para gafes no microfone, a supressão da cobertura ao vivo foi provavelmente uma tentativa de protegê-lo.

Sem surpresa, Francisco discutiu com Biden os principais inquilinos de sua fé secular: ecologismo, cobiça, imigração em massa.

Biden deu a Francisco uma casula de 1930, tecida à mão, da Igreja da Santíssima Trindade em DC, onde ele assiste à Missa. Francisco não terá uso para a bela vestimenta. Ele ainda presenteou Francisco com uma moeda de comando, dizendo-lhe com um hiperbolismo americano que ela é dada "a guerreiros e líderes, e você é o guerreiro pela paz mais importante que já conheci". Francisco a segurou nas mãos e, depois de acompanhar Biden até a porta, repetiu: "Obrigado por isso".

Biden chamou a moeda de “Dólar da Paz”, dizendo que da próxima vez que se encontrarem, Francisco comprará as bebidas, acrescentando: “Sou o único irlandês que você conheceu que nunca bebeu”. Francisco respondeu: "Eles não bebem muito uísque?"

Francisco deu a Biden uma pintura em um ladrilho de cerâmica, a Mensagem da Paz de 2021, o Documento sobre a "Fraternidade Humana" e um livro que narra o show individual de Francisco Urbi et Orbi em 2020 durante a suposta pandemia.

Também em 29 de outubro, Francisco recebeu o presidente sul-coreano Moon Jae-in e lhe deu uma cópia de todas as suas encíclicas. Moon deu a Francisco uma cruz feita com o arame farpado da cerca que separa as Coreias do Sul e do Norte.

#newsZgnmeykhtk






131