pt.news
142

Principal especialista da Covid: Proteção da vacina é “modesta”, disseminação da Covid “completamente desconectada” à vacinação

A propagação de Covid Delta está "completamente desconectada" à taxa de vacinação, revelou o professor Didier Raoult, diretor da IHU Méditerranée Infection, um dos maiores especialistas mundiais em Covid-19 em seu vídeo de 17 de agosto.

Ele cita a Islândia com a maior taxa de vacinação de todos os países desenvolvidos (mais de 90%), que agora tem mais casos de Covid do que nunca, ou Vermont, onde o nível de vacinação e a disseminação da Covid são os mais altos nos EUA.

A proteção da vacina contra as variantes é “modesta”, afirma Raoult, pode proteger as pessoas com mais fatores de risco, mas no nível da população em geral as vacinas não têm sido um sucesso.

Raoult explica que a Covid está entre as doenças não muito imunizantes. Nesses casos, é raro ter vacinas eficazes. Para ele, termos como pró-vax ou antivax revelam uma abordagem “idiota”, pois a decisão de ser vacinado deve levar em conta muitas circunstâncias.

Não se sabe se a vacinação reduz a gravidade da doença porque não existem dados independentes suficientes. No entanto, as “cargas virais são maiores em indivíduos vacinados”. A boa notícia: a Covid Delta é menos perigosa do que as anteriores.

#newsTyfttcmfdj

24:23