Clicks103
pt.news

O Rito Antigo floresce na Terra Santa

João Silveira escreve em 21 de janeiro no PaixLiturgique.fr, após uma visita à Terra Santa em dezembro de 2019, que a Missa Antiga está bem estabelecida em Jerusalém.

Há dois anos, há uma missa dominical do Rito Dominicano Antigo às 8h30 no Hospício Austríaco na Cidade Velha, e também pelo menos três missas durante a semana. Os participantes são dos Estados Unidos, Brasil, França, Alemanha e Inglaterra. Todos eles são jovens.

Silveira encontrou diferentes grupos de peregrinos da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X (FSSPX) e antigos peregrinos do Rito Antigo do Canadá, França, Cingapura e Japão. A FSSPX pode permitir missas em todas as partes.

Também há muitos padres religiosos e diocesanos na Terra Santa, que muitas vezes celebravam o Rito Antigo.

Silveira menciona, por exemplo, o sacerdote mais jovem pertencente a uma abadia moderna, que muitas vezes celebra a Missa Antiga, um futuro franciscano que planeja fazer o mesmo, e um grupo de irmãs contemplativas que seguem a antiga liturgia.

Ele também encontrou o " Povo Verde", uma comunidade missionária alemã que se chama oficialmente Agnus Dei, a qual é muito apegada à liturgia tradicional.

Fotografia: © Lawrence OP, CC BY-NC-ND, #newsSoijvjybxk