pt.news
253

Vira-casaca: bispo ignorante e abusivo "proíbe" adoração ad orientum (!)

Tomando conhecimento - como se ele não soubesse - que alguns de seus padres celebram ocasionalmente o Novus Ordo “ad orientum” [correto: ad orientem], o bispo de Venice (Flórida - EUA), Frank Dewane, afirmou em um decreto de 25 de janeiro que a Instrução Geral da Missa Romana espera que o padre fique de frente para o povo, acrescentando que qualquer outra interpretação das normas é "errada".

Seguindo sua interpretação e escolha particulares, ele ordena a seus sacerdotes que presidam a Eucaristia "de frente para o povo e não imponham suas próprias escolhas particulares". De maneira legalista, ele insiste que "nenhum padre pode celebrar uma missa pública ad orientum [re-sic!] sem a permissão escrita do 'Ordinário'".

Nem Dewane nem qualquer outro bispo ou papa tem autoridade para proibir a celebração voltada para Deus. Dewayne costumava apoiar a Missa Romana e as celebrações do Novus Ordo, que têm uma história considerável na diocese de Venice. Mas com Francisco, de repente, ele fez uma inversão de marcha.

A Instrução Geral citada por Dewane trata da arquitetura e não proíbe a celebração ad orientem. Pelo contrário, diz ao padre quando ele deve se virar para o povo.

Abaixo está uma Eucaristia Novus Ordo (23 de janeiro) na Diocese de Venice substituindo o Rito Penitencial por três "sopros espirituais".

#newsNvhnukvzms

01:02