pt.news
132

Para o dia da festa do Santo: o secretário de Estado do Vaticano adverte sobre a imitação de Cura de Ars

O cardeal Pietro Parolin celebrou a festa de João Vianney, na igreja do santo em Ars, na França.

A homilia de Parolin foi um pot-pourri de citações, principalmente da Carta de Francisco aos sacerdotes, de 2019.

O cardeal não só se absteve de encorajar os padres a imitar o padre Vianney, mas - citando Bento XVI - até advertiu contra “reduzir Vianney a um exemplo, por mais admirável que seja”. Em vez disso, ele apresentou Vianney como um exemplo [desatualizado] de uma "espiritualidade devocional do século XIX".

Para Parolin, Vianney é apenas um modelo para qualidades genéricas como “simplicidade”, “desinteresse”, “pureza de intenções e ações”, “ascetismo”, “fidelidade a Deus e ao Evangelho”.

À tarde, Parolin deu uma palestra embaraçosa sobre o verboso tópico "O Papa Francisco e os padres, a caminho do povo de Deus", onde colocou Vianney e Francisco lado a lado.

Não é de se surpreender que o atual Vaticano não tenha utilidade para um padre que acreditava em Deus, vestia-se de batina, tinha conflitos com sua paróquia por causa de suas posturas católicas, insistia na confissão e lutava contra o diabo.

Da mesma forma, Vianney não acreditaria em seus olhos se visse os hierarquizados secularizados e mornos da Igreja do Vaticano II.

Fotografia: Pietro Parolin © Mazur, CC BY-NC-SA, #newsUodzipxypm