pt.news
194

Os alemães perdem uma batalha: como a ordem de Malta é destruída - linha do tempo

Esta linha do tempo é um resumo dos eventos da Ordem de Malta (cf. OnePeterFive.com, 14 de julho)

Dezembro de 2016
O Grão-Mestre Fra 'Matthew Festing demitiu o Grão-Chanceler Albrecht von Boeselager, Alemanha, por distribuir preservativos. Boeselager apela ao cardeal Parolin.

Janeiro de 2017
Francisco ordena a renúncia de Fra 'Festing, substitui o cardeal Burke pelo cardeal Becciu como cão de guarda do Vaticano e restabelece a Boeselager. Boeselager consolida seu poder.

Maio de 2018
Um fantoche, Fra 'Giacomo Dalla Torre, é eleito Grão-Mestre. Agora, Boeselager quer que um Capítulo Geral Extraordinário decida sobre a redução dos poderes e direitos de voto dos cavaleiros celibatários professos.

Junho de 2019
A eleição do novo governo da Ordem resulta em uma vitória alemã: 17 de seus 18 membros pertencem ao partido alemão.

Abril de 2020
Contratempo para Boeselager: Fra 'Dalla Torre morre. Em 28 de abril, o crítico Dalla Torre ainda encontra tempo para convocar um Capítulo Geral Extraordinário. Após a morte de Della Torre, Boeselager quer manter o capítulo sem um Grão-Mestre, o que é contra o estatuto. O cardeal Becciu discorda. Boeselager se volta novamente para o cardeal Parolin, pedindo-lhe para anular ou afastar o cardeal Becciu. Parolin se recusa a entrar no mesmo caldeirão de 2017.

6 de julho
Os presidentes das quatro associações norte-americanas da Ordem, que se sentem excluídas pelo partido alemão, escrevem ao cardeal Becciu, insistindo para que o Grão-Mestre seja eleito antes do capítulo.

10 de julho
O príncipe alemão Lobkowicz insiste nos planos de "reforma" da Alemanha.

11 de julho
O partido alemão perde. Se cancela o capítulo convocado por Della Torre no seu leito de morte. A data para a eleição do Grão-Mestre está marcada para 7 de novembro. A batalha pelo novo Grão-Mestre tem início.

Fotografia: © Giorgio Minguzzi, CC BY-SA, #newsTrarbvoyzb