IRMAOS LUMIERE
1703
27:47
FESTA DE IEMANJÁ, NA CIDADE DE SALVADOR, NO BRASIL. Há quase um século a cidade de Salvador celebra Iemanjá. A tradição começou em 1923, com pescadores do bairro do Rio Vermelho que, diante da escassez …Mais
FESTA DE IEMANJÁ, NA CIDADE DE SALVADOR, NO BRASIL.
Há quase um século a cidade de Salvador celebra Iemanjá. A tradição começou em 1923, com pescadores do bairro do Rio Vermelho que, diante da escassez de peixes, passaram a realizar oferendas para o orixá, pedindo fartura e mar tranquilo.
O ritual do dia 2 de fevereiro atrai milhares de devotos e admiradores à mesma praia da capital do estado da Bahia, onde a divindade africana (Iemanjá vem da cultura iorubá, por isso sua importância nas religiões afro-brasileiras) é reverenciada com cortejos e ofertas lançadas ao mar.
A festa começa oficialmente na véspera, com a abertura da Casa de Iemanjá, na Praia dos Pescadores, para visitação e entrega de presentes. Após uma madrugada de rituais, às 5h do dia 2 a celebração tem início no Rio Vermelho, com a chegada das nações de candomblé e uma alvorada de fogos.
Os balaios, como são chamadas as cestas de oferendas, são distribuídos em centenas de barcos que saem às 16 horas para o mar. Há sempre …Mais
cristine 4
Bahia. Terra de Igrejas caindo aos pedacos...