pt.news
99

Vítima de suas próprias contradições: Roche critica o individualismo litúrgico

Nem João Paulo II nem Bento XVI supostamente procuraram promover a Missa Romana, disse o arcebispo Arthur Roche, Prefeito da Congregação para a Liturgia, a OmnesMag.com (9 de maio).

Eles só queriam "cuidar das pessoas que têm dificuldade" com o Novus Ordo, afirmou ele, insinuando que, depois de Traditionis Custodes, ele e Francisco não se importam com esses fiéis.

Referindo-se à liturgia, Roche destacou que o liberalismo moderno e o individualismo são um desafio para a Igreja: "É fácil pensar em minha preferência pessoal, em um tipo específico de liturgia, em uma expressão particular de celebração, neste padre e não neste outro padre; mas esse individualismo não é do caráter da Igreja”.

NewLiturgicalMovement.org observa que esta declaração não pode se referir ao Rito Romano que se esforça tanto para proteger os fiéis das preferências litúrgicas do celebrante.

Portanto, é evidente que Roche - sem perceber - denunciou o Novus Ordo, onde cada sacerdote apresenta seu próprio "tipo de liturgia".

#newsMlpecmtszq