Clicks64
pt.news

Cardeal Sarah: "Sacerdotes e teólogos ignorantes arruínam a Igreja"

Para o cardeal Sarah, “não são os teólogos como um todo, nem a teologia per se que está prejudicando a Igreja”, mas o “pragmatismo cego generalizado de muitos clérigos”.

Em seu último livro "At the Service of Truth" [A Serviço da Verdade], Sarah explica o "pragmatismo" como uma atitude que pensa apenas na ação. Ele é "cego" porque não é iluminado pela palavra de Deus. O pragmatismo muitas vezes se disfarça de bondade, mas, na realidade, é fazer o bem.

Os pastores que agem motivados pela "boa" ação e nada mais, sem serem guiados pela doutrina, "são lobos em pele de ovelha", explica Sarah: "Eles dizem que estão servindo ao rebanho, mas querem usá-lo para seus próprios fins".

É por isso que o estudo é importante. "Se um advogado, um magistrado, um médico ou um engenheiro deve ser muito competente para fazer bem o seu trabalho, quanto mais deve ser um padre?" - explica Sarah.

Ele usa a imagem do “hospital de campanha” tão cara a Francisco: “No hospital de campanha há necessidade de médicos muito competentes, que possam salvar vidas”.

#newsSdratmzhzf