Clicks81
pt.news

O homem por trás do raid no Vaticano: Raffaele Mincione

Raffaele Mincione, de 54 anos, nascido em Pomezia (Itália), dirige o fundo de investimento Jersey, The Capital Investment. Ele ganha dinheiro trabalhando com o dinheiro de outras pessoas.

Enquanto atravessava dificuldades financeiras em 2012, Mincione comprou um edifício situado na Sloan Avenue 60, em Londres por 168,95 milhões de euros, com fundos de terceiros, escreve o site FattoQuotidiano.it (8 de novembro).

Em 2014, o arcebispo Becciu, então secretário de Estado adjunto do Vaticano, investiu 147 milhões de euros nos negócios de Mincione. Parte disso foi usado para comprar 45% da propriedade da Sloan Avenue. O plano era transformá-la em apartamentos de luxo para vendê-los entre 600 e 700 milhões de euros.

Porém, a permissão para transformar o edifício chegou apenas no final de 2016, enquanto o Brexit derrubou a libra esterlina e o mercado imobiliário de londres.

O arcebispo Peña, sucessor de Becciu, usou uma hipoteca de 130 milhões de euros para comprar todo o edifício, a fim de se livrar de Mincione como sócio.

No entanto, a hipoteca era onerosa. Consequentemente, Peña pede ao Banco do Vaticano 150 milhões de euros.

Isso desencadeou o famoso raid na Secretaria de Estado.

#newsSmkbtvfovv