Clicks82
pt.news

Bispo sul-coreano vira prefeito do clero

Em 11 de junho, Francisco nomeou Dom Lazarus You Heung-sik, de 69 anos, bispo de Daejeon - Coreia do Sul, como Prefeito da Congregação para o Clero. Ele substitui o Cardeal Beniamino Stella, de 79 anos.

You Heung-sik foi batizado aos 16 e ordenado sacerdote em 1979, aos 28 anos. Estudou na Universidade Lateranense de Roma e é membro do Movimento modernista dos Focolares. Nomeado bispo em 2003, é bispo em Daejeon há mais de 17 anos. Ele defendeu o celibato sacerdotal durante o Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, de 2018.

A igreja sul-coreana testemunhou um crescimento significativo nas últimas décadas. Os católicos representam cerca de 11% da população. No entanto, a participação na missa está em declínio dramático.

A Congregação para o Clero é responsável pelos sacerdotes, seu treinamento e formação permanentes, mas não está claro o que eles fazem ali o dia todo.

A nomeação de You confirma a tendência de Francisco de nomear figuras institucionais idosas e fracas que não o colocarão na sombra.

Fotografia: Lazarus You Heung-sik, © wikicommons, CC BY-SA, #newsSocktkjfjk