Clicks110
pt.news

Cardeal de Francisco de 2,5 padres já faleceu

O cardeal de Brunei, Cornelius Sim, de 69 anos, faleceu às 8h28 no Hospital Memorial Chang Gung, situado na cidade de Taoyuan (Taiwan), em 29 de maio.

Com câncer, chegou no dia 8 de maio ao hospital, teve que passar por uma quarentena regulamentar e só então recebeu um tratamento de terapia celular ao qual não respondeu.

Durante essas terapias, as células são introduzidas em um paciente, por exemplo, por meio do transplante de glóbulos brancos (células T) capazes de lutar contra as células cancerosas, por exemplo, contra a leucemia.

Francisco tornou Sim um cardeal há apenas seis meses, que teve uma longa jornada ao sacerdócio. Devido ao regime da Covid-19 e por motivos de saúde, ele não pôde comparecer ao consistório.

Em sua visita Ad Limina de 2018, Sim disse a Francisco que o Vicariato Apostólico de Brunei tinha “dois e meio” padres. É composto por três freguesias. Em dezembro de 2020, Sim foi nomeado membro da Congregação para o Clero.

Sob o pretexto das “periferias”, Francisco frequentemente nomeia cardeais institucionalmente irrelevantes. Isso enfraquece a importância do Colégio Cardinalício e fortalece seu poder pessoal.

Fotografia: Cornelius Sim © wikicommons, CC BY-SA, #newsDswujmkwts