pt.news
183

Vaticano radical está prestes a se vingar do padre Stefano ManelliSão iminentes as sanções contra o padre Stefano Manelli, de 85 anos, fundador dos Frades Franciscanos da Imaculada, escreve Marco Tosatti (21 de julho). O pedido de Manelli está sob mandato de um comissário do Vaticano desde julho de 2013. Os motivos para essa reviravolta, nunca explicadas pelo Vaticano, são evidentes: para a atual nomenclatura do Vaticano, os Frades são "católicos demais". Segundo Tosatti, um documento que contém sanções contra Manelli, de autoria da Congregação para os Religiosos, atualmente está na mesa de Francisco. Depois que as sanções forem impostas, o Vaticano irá pressionar por um Capítulo Geral. O plano é mudar as constituições dos Frades e abolir o voto de consagração à Imaculada e ao voto de pobreza. Este último criou uma situação em que todos os bens materiais dos frades pertencem a leigos. O Vaticano tentou em vão obter esse patrimônio, mas perdeu todas as batalhas jurídicas nos tribunais …

São iminentes as sanções contra o padre Stefano Manelli, de 85 anos, fundador dos Frades Franciscanos da Imaculada, escreve Marco Tosatti (21 de julho). O pedido de Manelli está sob mandato de um comissário do Vaticano desde julho de 2013.

Os motivos para essa reviravolta, nunca explicada pelo Vaticano, são evidentes: para a atual nomenclatura do Vaticano, os Frades são "católicos demais".

Segundo Tosatti, um documento que contém sanções contra Manelli, de autoria da Congregação para os Religiosos, atualmente está na mesa de Francisco.

Depois que as sanções forem impostas, o Vaticano irá pressionar por um Capítulo Geral. O plano é mudar as constituições dos Frades e abolir o voto de consagração à Imaculada e o voto de pobreza. Este último criou uma situação em que todos os bens materiais dos frades pertencem a leigos. O Vaticano tentou, em vão, obter esse patrimônio, mas perdeu todas as batalhas jurídicas nos tribunais italianos.

Portanto, o Vaticano tentou usar o padre Manelli para pressionar os proprietários dos bens. Depois disso fracassar, parece que Francisco quer punir Manelli, o que revela o estranho senso de justiça de Francisco.

Um dos principais burocratas do Vaticano, o qual luta contra os Frades, é o arcebispo José Rodríguez Carballo OFM, secretário da Congregação para os Religiosos e íntimo de Francisco, que foi um dos principais protagonistas do enorme escândalo financeiro que atingiu os Franciscanos (OFM) em dezembro de 2014. O escândalo foi rapidamente abafado.

Como Carballo é um liberal radical, ninguém o tocou. Pelo contrário, Francisco o promoveu a arcebispo.

Fotografia: Stefano Manelli, #newsQjzautxoxe