O arcebispo de Sydney alerta para uma "guerra legal" contra os cristãos

O Arcebispo de Sydney, Monsenhor Anthony Fisher, alertou para a erosão gradual da liberdade religiosa nos cuidados de saúde, na educação e na sociedade em geral da Austrália.

Em declarações ao CatholicNewsAgency.com (10 de junho), Fisher apontou a instrumentalização do sistema jurídico para prejudicar o inimigo ("lawfare") e "muitos outros exemplos de medidas legislativas ou políticas dos nossos governos federal e estatal que são hostis à religião".

O ritmo acelerou acentuadamente nos últimos anos, com o regime a visar mesmo a oração silenciosa em público.

"Quando olhamos para as questões da vida, nos últimos anos assistimos à completa despenalização do aborto, com alguns estados a exigirem que os profissionais de saúde com objecções de consciência encaminhem a paciente para um prestador de serviços de aborto".

O aborto tem recebido "proteção especial, sendo que até a oração silenciosa a menos de 150 metros de uma clínica de aborto é agora um crime em muitos estados".

"No outro extremo da vida, a eutanásia também foi legalizada e, embora os médicos não sejam obrigados a participar na eutanásia e no suicídio assistido, os lares de idosos católicos em três estados são obrigados a acolher equipas de morte no local para fornecer drogas letais a um paciente".

Apontando para a aquisição forçada pelo regime do Hospital Calvário, gerido pelos católicos, em Camberra, em 2023, Fisher descreveu o caso como a interferência mais flagrante na missão da Igreja nos últimos tempos.

Na Austrália, um em cada cinco alunos frequenta escolas católicas, mas as chamadas leis "anti-discriminação" [=anti-religião] estão a ser utilizadas para as impedir de "funcionar de acordo com o ethos católico". Isto afecta a sua capacidade de empregar pessoal e de apresentar o ensino católico sem reservas.

Para além disso, houve recomendações burocráticas recentes, como a de retirar às instituições religiosas o seu estatuto de caridade. Isto iria devastar a capacidade da Igreja de prestar serviços educativos, de saúde e sociais.

Imagem: Anthony Fisher, Facebook.com, Tradução de IA