Leão XIV nomeia bispo que presidiu à eucaristia homossexual
Em fevereiro de 2019, Francisco tinha-o nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Cidade do México. Foi também Vigário Geral da Arquidiocese.
O caso do Rev. Olvera Delgadillo
Em junho de 2022, o padre católico Juan de Dios Olvera Delgadillo foi temporariamente suspenso depois de ter assinado a declaração Mater Veritatis Salutaris, que criticava certos ensinamentos do Papa Francisco sobre o adultério e a homossexualidade.
A punição injusta foi imposta pelo vigário geral, Monsenhor González Morales.
Numa entrevista posterior em 2023, o Rev. Olvera Delgadillo acrescentou que tinha sido afastado do seu posto na Basílica de Guadalupe, mas que não tinha recebido nem uma sentença canónica formal nem o devido processo.
Celebração de uma Eucaristia homossexual
Em outubro de 2024, Monsenhor González Morales presidiu a uma Eucaristia homossexual (na foto).
De acordo com um relatório do Coletivo Teresa de Cepeda y Ahumada, o Bispo presidiu à Eucaristia do décimo aniversário do grupo. Durante o evento, afirmou o compromisso da arquidiocese em ser um "lugar seguro para qualquer membro da Igreja, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género".
The Colectivo is a center dedicated since 2014 to the accompaniment of homosexuals and to "promoting queer- and feminist-inspired theological reflection". Identifica-se como crítico dos sistemas patriarcais e hierárquicos.
Apparatschik e Power Broker
O jornalista Guillermo Gazanini Espinoza publicou, durante anos, artigos muito críticos sobre Monsenhor González Morales em ReligionDigital.org e InfoVaticana.com. Retrata-o como um fiel executor do Cardeal Aguiar, ao mesmo tempo que consolida o poder nas suas próprias mãos - burocrático, autoritário, politicamente interessado.
A descrição operativa é: "Enquanto Aguiar governa para fora, González Morales governa para dentro".
Os outros cinco bispos auxiliares da Cidade do México são, em termos de influência, postos de lado.
Preocupações com a interferência nas eleições
Em abril de 2024, o Vigário Geral González Morales avisou o seu clero, antes das eleições federais, para se abster de exercer influência na votação.
No entanto, sacerdotes próximos de políticos governantes promoveram determinados candidatos sem sofrerem repercussões.
Sacramentos para divorciados e recasados
Em julho de 2024, o Vigário Geral González Morales co-assinou um documento relativo aos "irmãos e irmãs divorciados e que voltaram a casar", declarando que os adúlteros podem, nos habituais "casos individuais", ser admitidos aos sacramentos.
Imagem: Colectivo Teresa de Cepeda y Ahumada, Tradução de IA