pt.news
111

Cardeal-herege Kasper co-autor de carta de Francisco a bispos alemães

A carta de junho de Francisco para os bispos alemães foi escrita após um discreto encontro de maio dos cardeais Parolin, Ladaria, Ouellet, Stella e alguns arcebispos da Cúria, escreve Herder.de (18 de setembro).

Os prelados avaliam a situação na Alemanha, onde a Comunhão para protestantes recém tinha sido introduzida. Eles confiaram Ladaria em propor a Francisco escrever uma carta para os bispos alemães enfatizando a importância da unidade com Roma.

Francisco acatou a ideia. Ele chamou o cardeal Walter Kasper, de 86 anos, para aconselhá-lo. Francisco escreveu a carta em espanhol. A Congregação para a Doutrina da Fé, de Ladaria, a traduziu para o alemão.

Incrivelmente, as pessoas envolvidas conseguiram manter o processo em segredo. Os alemães foram surpreendidos pela carta, incluindo o cardeal de Munique, Reinhard Marx.

A carta de 19 páginas pede que os bispos alemães encontrem uma "resposta franca à atual situação" e alerta sobre "fragmentação". Como um todo, é cheia de palavreado e truísmos, prestando-se para quase qualquer interpretação.

Fotografia: Walter Kasper, © mazur, CC BY-NC-SA, #newsMvfjmhtofp