pt.news
11305

Guerra litúrgica: arcebispo é impedido de entrar em sua igreja

O arcebispo sírio-malabar Mar Andrews Thazhath, de 70 anos, administrador apostólico de Ernakulam-Angamaly (655 mil católicos, 800 sacerdotes), Índia, foi impedido de entrar na Basílica de Santa Maria em Kochi, na Índia, no domingo.

Ele estava planejando celebrar uma “missa unificada” – uma liturgia de compromisso, introduzida pelo sínodo e aprovada por Francisco.

Durante a “missa unificada” tudo, exceto a oração eucarística, é feito voltado para os bancos, enquanto cerca de 460 padres conservadores se opõem à reforma e insistem em presidir tudo em direção aos bancos, como fizeram por cinquenta anos. Ambas as variantes não correspondem ao Rito Siríaco que se dirige a Deus, nunca aos bancos.

A tensão sobre isso vem se formando há um ano. No domingo, o partido da “missa unificada” trancou o portão da igreja por dentro, enquanto o grupo do banco arrombou o portão trancado e forçou a entrada na basílica.

A polícia removeu o partido da “missa unificada”. Posteriormente, uma liturgia voltada para os bancos foi presidida, enquanto o partido da “missa unificada” protestava do lado de fora.

O partido do banco ocupa a casa do arcebispo em Kochi há algum tempo. De acordo com MattersIndia.com (24 de novembro), esse partido provavelmente se declarará uma Igreja independente.

Com exceção de Ernakulam-Angamaly, todas as 35 dioceses da Igreja siro-malabar aceitaram a missa unificada.

#newsJgyoitehfs
Rafael Arruda Nobre compartilhou isso
13
Lua do Castor
Esse mundo está piór do que na época antes do dilúvio.