Clicks74
pt.news

Duas razões pelas quais Francisco dispensou o cardeal Filoni

O cardeal Fernando Filoni, de 73 anos, mesmo sendo um bom administrador, foi deposto como prefeito da importante Congregação para a Evangelização dos Povos, embora seu segundo mandato de cinco anos tenha sido confirmado até maio de 2021,

Em 11 de novembro o site MarcoTosatti.com lembrou que Filoni não deixou seu cargo de núncio no Iraque (2001 a 2006) durante a agressão dos Estados Unidos em 2003, quando a maioria dos embaixadores fugiu.

Filoni também confrontou o bispo anti-católico Erwin Kräutler no Sínodo da Amazônia. Seu novo papel como Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém é um prêmio de consolo.

Tosatti vê duas razões para a deposição de Filoni. Ele é um homem de caráter que ousou confrontar Francisco. Segundo Tosatti, Francisco estava frequentemente de mau humor após as audiências com Filoni. Esse seria um motivo suficiente para expulsar Filoni, considerando a "personalidade despótica" de Francisco (Tosatti).

Como segunda razão, Francisco queria promover o sucessor de Filoni, o cardeal chorão pró-gay Luis Tagle, que foi um fracassado em Manila e será um fracassado em Roma.

Fotografia: Fernando Filoni, © Mazur, CC BY-NC-SA, #newsAwlsnzgrcr