pt.news
191

Grupo de São Galo não fez complô e nem conversou sobre futuros papas - cardeal Kasper

O cardeal Walter Kasper ficou convencido da candidatura do cardeal Bergoglio apenas após um encontro de 15 cardeais em 11 de março, um dia antes de o conclave de 2013 começar. O encontro é mencionado …Mais
O cardeal Walter Kasper ficou convencido da candidatura do cardeal Bergoglio apenas após um encontro de 15 cardeais em 11 de março, um dia antes de o conclave de 2013 começar.
O encontro é mencionado no livro de Gerard O'Connell The Election of Pope Francis [A Eleição de Papa Francisco].
Escrevendo em LifeSiteNews.com (29 de abril), Kasper ressalta que este grupo não teria sido grande o suficiente para eleger Bergoglio como o novo papa, e que "não houve uma rede" durante o conclave.
Kasper condena "suspeitas estúpidas de manipulação" e "teorias de conspiração" que tentaram explicar a eleição de Bergoglio, e ressalta que o grupo de São Galo conversou sobre experiências pastorais e perspectivas, e não sobre candidatos de um futuro conclave.
Ele, portanto, define como "totalmente enganosa" a observação do cardeal Danneels sobre uma máfia conspirando em São Galo, afirmando que o grupo se encontrou apenas até 2006.
Fotografia: Walter Kasper, © Mazur/catholicnews.org.uk, CC BY-NC-SA, #…Mais