04:02
h2onews.org
13K
A Virgem de Pompéia. A Itália está repleta de santuários marianos e, certamente, um dos mais amados é o da Virgem do Rosário de Pompéia. O início da construção do Santuário remonta a maio de 1876…More
A Virgem de Pompéia.

A Itália está repleta de santuários marianos e, certamente, um dos mais amados é o da Virgem do Rosário de Pompéia.
O início da construção do Santuário remonta a maio de 1876, após a chegada da imagem da Virgem do Rosário trazida a Pompéia pelo advogado Bartolo Longo, que, naquele período, viveu uma forte experiência espiritual, enquanto passeava nos campos rurais da cidade.
A inspiração foi forte, e uma voz lhe sugeriu: “Se busca a salvação, difunda o Terço. É a promessa de Maria, quem propaga o Terço está salvo!”.
Papa Leão XIII, em 1901, denominou o santuário “Paróquia do Mundo”, pelo grande afluxo de peregrinos.
A construção teve início como ex voto (promessa) pelo advogado Bartolo Longo, proclamado Beato pelo Papa João Paulo II, em 26 de outubro de 1980. A construção do santuário se tornou possível graças às doações e ofertas provenientes de todo o mundo. Particularmente significativa a de “um centavo por mês” de todos os habitantes do Vale de Pompéia.
O advogado Longo, promotor da devoção a Virgem do Rosario de Pompéia, foi autor de inúmeros textos e orações, alguns dos quais verdadeiros “best-seller” da literatura mariana mundial.
Auspicio profético de Longo foi, durante a inauguração da fachada do Santuário, que do seu balcão o Papa pudesse abençoar as multidões de fiéis vindos para invocar a paz no mundo. O seu desejo, porém, se tornou realidade somente em 21 de outubro de 1979, quando o Papa João Paulo II visitou pela primeira vez em peregrinação o Santuário de Pompéia.
O Papa polonês voltou também uma segunda vez à cidade mariana, em 7 de outubro de 2003, ao final do ano do Rosário, por ele mesmo convocado.

Também o Papa Bento XVI o visitou em 19 de outubro de 2008, doando em homenagem à Virgem a “Rosa de Ouro”, reconhecimento que nos tempos passados o Papa oferecia aos soberanos.
Mais recentemente, a Rosa foi doada aos santuários mais insignes no mundo, entre os quais Fátima em Portugal, Aparecida no Brasil, Lujan na Argentina e Guadalupe no México.

“Ó Regina gloriosa do santo Rosário, que colocaste seu novo trono de graça no Vale de Pompéia, Filha do Pai Divino, Mãe do Filho Divino e esposa do Espírito Santo, pelas tuas alegrias, pelas tuas dores, pelas tuas glórias, pelos méritos deste Mistério, em honra do qual agora me preparado para a Santa Missa, te suplico de introduzir-me nesta graça.”

www.mariedenazareth.com
www.santuario.it
Alessandro Albuquerque shares this
3
Aulas e palestras.
Aulas e palestras de formação católica ou temas ligados à Igreja.More
Aulas e palestras.

Aulas e palestras de formação católica ou temas ligados à Igreja.