André Fillipe
Novo documento da Igreja sobre discernimento de aparições.
17 pages
Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana na Bahia divulga uma nota pastoral desfavorável as supostas aparições de Anguera.
4 pages

Irmã Adélia, Serva de Deus

Irmã Adélia foi uma das videntes das aparições de Nossa Senhora em Cimbres (PE) e pode se tornar a primeira santa pernambucana. Por ACI Digital “É com imensa alegria e gratidão ao nosso bom Deus que …More
Irmã Adélia foi uma das videntes das aparições de Nossa Senhora em Cimbres (PE) e pode se tornar a primeira santa pernambucana.
Por ACI Digital
“É com imensa alegria e gratidão ao nosso bom Deus que nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, recebemos o anúncio do dicastério para a Causa dos Santos que reconhece a nossa irmã Adélia serva de Deus, declarando assim que, pela Santa Sé, não há nada que impeça a realização da causa de beatificação e de canonização da religiosa”, anunciou a superiora provincial das Religiosas da Instrução Cristã, irmã Cleonice Aparecida dos Santos, em um vídeo publicada nas redes sociais da congregação.
A irmã Cleonice disse que essa notícia era aguardada “com expectativa” pelas religiosas da Instrução Cristã e pela diocese de Pesqueira (PE). “Esse título é de fato o reconhecimento para aquela que buscou ser em toda a sua vida uma verdadeira serva do nosso Senhor, no amor sacrifical, oferecido a todas as pessoas que a ela se achegavam e também as que continuam …More
André Fillipe
126

A Igreja e a bênção dos casais em situação irregular e do mesmo sexo

Em entrevista exclusiva, o pe. José Eduardo de Oliveira esclarece o que é fato e o que é sensacionalismo Na data de hoje, o Dicastério para a Doutrina da fé publicou um documento que fala sobre a …More
Em entrevista exclusiva, o pe. José Eduardo de Oliveira esclarece o que é fato e o que é sensacionalismo
Na data de hoje, o Dicastério para a Doutrina da fé publicou um documento que fala sobre a bênção de casais em situação irregular e de parceiros do mesmo sexo. A notícia colocou em ebulição todo o orbe católico, inflamado pelas manchetes sensacionalistas, que procuram tirar audiência do assunto. Diante disso, fizemos uma entrevista com o Pe. Dr. José Eduardo de Oliveira e Silva, da Diocese de Osasco, doutor em Teologia Moral.
Aleteia: Padre, o Documento publicado hoje tem causado reações polarizadas, qual seria, afinal, a finalidade desse tipo de pronunciamento do Magistério em si?
Pe. José Eduardo:
Como o próprio Card. Fernández, Prefeito do Dicastério, salientou logo na introdução, o documento é apresentado sob a tipologia de Declaração, que é o tipo mais simples de documentos magisteriais. Diferentemente de uma Instrução, que teria caráter mais normativo, uma Declaração é apenas …More
André Fillipe
203

O REAL MOTIVO DA RENÚNCIA DE BENTO XVI

Em uma carta dirigida algumas semanas antes de sua morte a seu biógrafo, Peter Seewald, e revelada em 27 de janeiro por um semanário alemão, Bento XVI revelou a "razão central" de sua renúncia em 2013 …More
Em uma carta dirigida algumas semanas antes de sua morte a seu biógrafo, Peter Seewald, e revelada em 27 de janeiro por um semanário alemão, Bento XVI revelou a "razão central" de sua renúncia em 2013
A insônia de que padecia Bento XVI foi a “razão central” de sua renúncia em 2013, revelou ele em uma carta enviada algumas semanas antes de sua morte ao seu biógrafo Peter Seewald, e divulgada nesta sexta-feira 27 de janeiro pelo semanário alemão Focus. Nesta carta Joseph Ratzinger, que morreu com a idade de 95 anos em 31 de dezembro de 2022, explica que o “motivo central” de sua renúncia em fevereiro de 2013 foi “a insônia que o acompanhou continuamente desde a Jornada Mundial da Juventude em Colônia” em agosto de 2005, poucos meses após sua eleição para suceder a João Paulo II.
Seu médico pessoal prescreveu “remédios poderosos” que inicialmente lhe permitiram desempenhar suas funções. Entretanto, de acordo com a carta do Papa Emérito, estes comprimidos para dormir atingiram seus “limites …More
André Fillipe
131

Morre Bento XVI

Comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni: “Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível …More
Comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni:
“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”
Desde quarta-feira passada, quando o Papa Francisco afirmou que seu predecessor estava muito doente, fiéis do mundo inteiro se uniram em oração pela saúde do Papa emérito. Bento XVI tinha 95 anos e vivia no Mosteiro Mater Ecclesiae desde sua renúncia ao ministério petrino, em 2013.
O corpo do Papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira, 2 de janeiro.
Fonte: Vatican News
André Fillipe
207
Em que motivos deve, pois, fundar-se a nossa devoção ao Papa? Primeiramente antes de tudo, no fato de ser ele o Vigário de Jesus Cristo. O seu ministério tem por fim o próprio cumprimento dos desígnios …More
Em que motivos deve, pois, fundar-se a nossa devoção ao Papa?
Primeiramente antes de tudo, no fato de ser ele o Vigário de Jesus Cristo. O seu ministério tem por fim o próprio cumprimento dos desígnios que trouxeram à terra a presença visível de Nosso Senhor. A jurisdição estende-se sob nós como a do próprio Salvador.
A imensa grandeza do múnus pontifical é outro motivo da nossa devoção ao Papa. Quem pode encarar sem tremer uma tão magnânima responsabilidade? Milhões de consciências dependem dele, milhares de causas aguardam a sua decisão. Os interesses que ele deve regular são de uma importância superior a todos os outros, visto serem os interesses eternos das almas. Um só dia do governo da Igreja encerra mais consequências graves do que um ano do governo dos impérios mais poderosos da terra. E como o Sumo Pontífice tem necessidade de apoiar-se em Deus durante esses longos dias!
16 pages
André Fillipe
226

A Humanae Vitae é infalível ou não?

A encíclica Humanae Vitae é infalível ou não? Esta questão foi abordada pelo pe. José Eduardo de Oliveira em sua rede social. O sacerdote explicou: “Há muitas confusões geradas gratuitamente. Tentativas …More
A encíclica Humanae Vitae é infalível ou não?
Esta questão foi abordada pelo pe. José Eduardo de Oliveira em sua rede social.
O sacerdote explicou:
“Há muitas confusões geradas gratuitamente. Tentativas de desinformação, muitas delas intencionadas a causar alvoroço, quando não a legitimar rupturas inaceitáveis desde o ponto de vista da fé católica.
Desde ontem, diversas pessoas me perguntam se o Papa S. Paulo VI considerava a Encíclica Humanæ vitæ como infalível. Alegaram as memórias do Arcebispo Lambruschini, em que consta o registro de que o Papa Montini lhe dissera que não tinha a intenção de empenhar o carisma da infalibilidade nessa questão.
A abordagem me parece abertamente falaciosa. Explico.
É absolutamente manifesto que o último papa a empenhar o carisma da infalibilidade em uma definição dogmática foi Pio XII, quando proclamou o dogma da Assunção, em 1950. Desde então, nenhum outro papa o fez.
Contudo, o sofisma é um tanto sofisticado para quem não tem habilidade lógica ou …More

Subiu Depressa à Montanha (espanhol)

É seguramente, a obra escrita mais completa que existe sobre as aparições da Virgem Maria e do Arcanjo São Miguel a quatro meninas -Conchita, Jacinta, Mari Cruz e Mari Loli em San Sebastián de Garabandal …More
É seguramente, a obra escrita mais completa que existe sobre as aparições da Virgem Maria e do Arcanjo São Miguel a quatro meninas -Conchita, Jacinta, Mari Cruz e Mari Loli em San Sebastián de Garabandal , pequena aldeia da Cantábria (Espanha). Seu autor, Pe. Eusebio García de Pesquera, O.F.M., entrevistou pessoalmente numerosas testemunhas oculares e reuniu uma vasta documentação, o que lhe permitiu realizar um estudo sólido e objetivo que permanece, até hoje, uma referência obrigatória para quem quer saber em profundidade os acontecimentos de Garabandal.
André Fillipe

Filme sobre a vida do exorcista mais famoso de nossos tempos

A figura do Pe. Gabriele Amorth, ex-exorcista da diocese de Roma, falecido há mais de 5 anos, continua interessando as pessoas. Agora, a vida desse homem que morreu aos 91 anos será transformada em …More
A figura do Pe. Gabriele Amorth, ex-exorcista da diocese de Roma, falecido há mais de 5 anos, continua interessando as pessoas. Agora, a vida desse homem que morreu aos 91 anos será transformada em filme, em uma produção multimilionária.
O título do filme, realizado pela produtora Screen Gems, será O Exorcista do Papa (The Pope’s Exorcist). As filmagens começarão em setembro próximo, na Irlanda e, portanto, levará algum tempo para estrear nos cinemas.
O diretor, Julius Avery, está entusiasmado com o projeto e com o protagonista, que é um artista consagrado, Russell Crowe: “Sempre foi meu objetivo trabalhar com Russell. Colaborar com ele no incrível O Exorcista do Papa é realmente um sonho que se tornou realidade para mim”.
Resta saber se o roteiro e a produção respeitarão o personagem histórico, ou introduzirão distorções não muito condizentes com ele, em benefício de recursos para captar espectadores.
O legado do Padre Amorth
A verdade é que a história do exorcista mais famoso destes …More

Nigéria - Ataque durante Missa de Pentecostes

05/06/2022 Homens armados entraram na Igreja de São Francisco na cidade de Owo, Nigéria, durante a celebração da missa de Pentecostes, na manhã deste domingo, 5 de junho, e dispararam contra os fiéis. …More
05/06/2022
Homens armados entraram na Igreja de São Francisco na cidade de Owo, Nigéria, durante a celebração da missa de Pentecostes, na manhã deste domingo, 5 de junho, e dispararam contra os fiéis.
A responsabilidade pelo ataque não foi reivindicada, mas presidente nigeriano Muhammadu Buhari condenou o ” assassinato hediondo de fiéis”.
O governador de Ondo, Oluwarotimi Akeredolu, em seu comunicado, pediu às forças de segurança para caçarem os agressores desse “ataque vil e satânico”. Ele pediu calma, exortando as pessoas a não fazerem justiça com as próprias mãos. De acordo com a porta-voz da polícia estadual Ibukun Odunlami, eles atacaram a igreja com armas de fogo e explosivos.
A Diocese de Owo informou que todos os sacerdotes da Paróquia São Francisco estão sãos e salvos, nenhum deles foi sequestrado, como afirmavam algumas redes sociais. O Bispo de Owo está atualmente com os sacerdotes da diocese. O bispo pede calma, obediência à lei e oração pela paz e pelo retorno à normalidade …More
André Fillipe
247

"Lúcifer no Vaticano" e a Exploração da Ignorância

Na Vigília Pascal, toda a Igreja saúda Jesus como “astro da manhã”. Mas, para um grupo de protestantes, a cerimônia é um “canto gregoriano” que “exalta Lúcifer”. Chega às raias da irracionalidade …More
Na Vigília Pascal, toda a Igreja saúda Jesus como “astro da manhã”. Mas, para um grupo de protestantes, a cerimônia é um “canto gregoriano” que “exalta Lúcifer”.
Chega às raias da irracionalidade o ódio que muitas seitas protestantes nutrem pela Igreja Católica – ódio preenchido com acusações injustas e acessos de fúria injustificados. Quem nunca foi chamado de "idólatra" simplesmente por amar a Virgem Maria e os santos? Ou nunca ouviu apelidos, um mais absurdo que o outro, referindo-se à Igreja e ao Papa? Portais de notícias sempre trazem alguma reportagem recente de algum evangélico que invadiu uma igreja e profanou imagens de santos – ainda que essa não represente a atitude da maioria dos protestantes.
A verdade é que tanta balbúrdia e dedos em riste não passam, em grande parte, de ignorância. Um vídeo que circula desde 2013 no YouTube, intitulado "Canto Gregoriano Exalta Lúcifer no VATICANO", exemplifica muito bem isso. No hangout, alguns protestantes se reúnem para comentar o vídeo …More
André Fillipe
207

SANTA GEMMA - OS DEMÔNIOS A ODEIAM

Por dez anos, Valéria [N.T.: nome fictício] mergulhou profundamente no ocultismo. Ela visitou casas de feitiçaria, templos pagãos e se apegou a gurus e divindades pagãs. Pela graça de Deus, teve uma …More
Por dez anos, Valéria [N.T.: nome fictício] mergulhou profundamente no ocultismo. Ela visitou casas de feitiçaria, templos pagãos e se apegou a gurus e divindades pagãs. Pela graça de Deus, teve uma experiência poderosa com Cristo e percebeu como tudo aquilo era mau. Mas o caminho de volta foi tortuoso…
Esses gurus, bruxas e demônios não vão deixá-la ir sem lutar. Demônios de adivinhação normalmente se enraízam profundamente e são difíceis de expurgar. Eles atacam e atormentam Valéria diariamente. Entretanto, depois de sessões semanais de libertação durante um ano, ela está muito melhor. Está começando a emergir da escuridão mental e da letargia espiritual que, cada vez mais, a mergulhou no ocultismo. Agora tem mais momentos de lucidez e paz.
Valéria recentemente teve um “sonho”. Ela me disse que viu um enorme santuário católico. De um lado do prédio estava a palavra: “Ore”. Do outro lado estava a palavra: “Rosário”. Ela tomou isso como um sinal claro de que deveria rezar o Terço …More
André Fillipe
1229

JESUS CUROU DOENÇAS OU EXPULSOU DEMÔNIOS?

Como podemos verificar, um dos elementos da luta de Jesus contra Satanás são precisamente os exorcismos dos quais não se pode duvidar historicamente, como já vimos. Para falar deles, levantam-se …More
Como podemos verificar, um dos elementos da luta de Jesus contra Satanás são precisamente os exorcismos dos quais não se pode duvidar historicamente, como já vimos. Para falar deles, levantam-se problemas e questões que é necessário esclarecer.
Nos Evangelhos há três alusões indiretas aos exorcismos de Jesus (MC 1,32-34; Mt 8. 16; LC 4,40-41) e quatro narrações diretas dos mesmos (Mc 1,21-28 par.; Mc 5, 1-20 e par.; Mc 7,24-30 e par.; Mc 9,14-29 e par.). Nestas narrativas, Jesus dirige-Se ao diabo em termos diretos e pessoais: «Sai daí, digo-te, sai daí para fora».
Devemos entender estes casos de endemoninhados como reais ou antes como uma interpretação de fenômenos psíquicos a partir da cultura daquele tempo? Entramos, assim, na questão.
A grande quantidade de possessos que aparecem nos relatos do Novo Testamento, não se pode atribuir, disse Schlier, a um exagero tendencioso dos evangelistas: «Esta grande multidão encontra a sua explicação nos próprios evangelistas, que deixam entender …More
André Fillipe
Obviamente, Jesus fez as duas coisas!
André Fillipe
213

O DEMÔNIO NA BÍBLIA

O Catecismo da Igreja Católica, no número 391, traz uma citação do IV Concílio de Latrão: "Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em (sua) natureza mas se tornaram maus por …More
O Catecismo da Igreja Católica, no número 391, traz uma citação do IV Concílio de Latrão: "Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em (sua) natureza mas se tornaram maus por sua própria iniciativa". Ora, eles foram criados bons por Deus, mas, livremente escolheram rejeitá-Lo. Assim, pecaram contra Deus de maneira irrevogável. Movidos pelo ódio e pela inveja agiram e continuam agindo para a perdição das almas dos homens. Até mesmo Jesus foi alvo de suas tentações. O Catecismo segue explicando:
A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama de "homicida desde o princípio" (Jo 8,44) e que até chegou a tentar desviar Jesus da missão recebida do Pai. "Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para desviar as obras do Diabo" (1Jo 3,9). A mais grave dessas obras, devido às suas consequências, foi a sedução mentirosa que induziu o homem a desobedecer a Deus. (CIC 394)
Os sinais que corroboram a crença perene da Igreja na existência de Satanás e …More
André Fillipe
1290

DOUTRINA TEOLÓGICA SOBRE OS DEMÔNIOS

Eis aqui, brevemente, a doutrina da Igreja sobre demônios e as principais conclusões alcançadas pelos teólogos com base nos dados revelados. Vale lembrar, que o mal só pode ser explicado teologicamente …More
Eis aqui, brevemente, a doutrina da Igreja sobre demônios e as principais conclusões alcançadas pelos teólogos com base nos dados revelados. Vale lembrar, que o mal só pode ser explicado teologicamente através da Revelação Divina contida nas Sagradas Escrituras. Vale lembrar também, que teólogos podem errar, mas o Magistério da Igreja não.
1°) É pela fé que existem os demônios, isto é, um número considerável de anjos que foram criados bons por Deus, mas que se tornaram maus por sua própria culpa. Vários Concílios citam os demônios, mas citarei o IV Concílio de Latrão como exemplo e verdade infalível da fé católica:
IV Concílio do LATRÃO : De 11 a 30 de novembro de 1215.
O concílio aprovou, em três solenes sessões (11, 20 e 30 de novembro), resoluções para a reconquista da Terra Santa, a reforma da Igreja e contra as heresias mencionadas a seguir:
Contra a heresia dos albigenses e cátaros:
"Cremos firmemente e confessamos sinceramente que um só é o verdadeiro Deus eterno e imenso, imutável …More
André Fillipe
1256

Fenômenos místicos - Inédia (Jejum absoluto) - explicação da Igreja Católica

1. O fato. Na história dos santos, os fenômenos de inédia ou jejum absoluto foram registrados muitas vezes por muito mais tempo do que resistem as forças. 2. Casos históricos. Eis aqui alguns dos mais …More
1. O fato. Na história dos santos, os fenômenos de inédia ou jejum absoluto foram registrados muitas vezes por muito mais tempo do que resistem as forças.
2. Casos históricos. Eis aqui alguns dos mais notáveis: Santa Ângela de Foligno (1309) ficou doze anos sem tomar nenhum alimento; Santa Catarina de Sena (1347-80), aproximadamente oito anos; Beata Elisabete de Reute (1421), mais de quinze anos; Santa Liduína de Schiedam (1380-1433), 28 anos; São Nicolau de Flüe (1417-87), vinte anos; Beata Catarina de Racconigi (1468-1547), dez anos. Do período mais recente, podemos citar Rosa Maria Andriani (1786-1845), 28 anos; Dominica Lazzari (1815-1848) 14 anos. É famoso o caso da Serva de Deus Teresa Neumann (1898 -1962), 36 anos se alimentando apenas de Eucaristia, rigorosamente verificado por uma observação de que as críticas mais severas foram forçadas a admitir como indiscutíveis.
3. Explicação do fenômeno. A fisiologia e patologia humanas demonstram plenamente que o homem não pode …More
André Fillipe
297

O PORCO SUICIDA DO PE. QUEVEDO

O padre Oscar Quevedo diz que os demônios são simplesmente os nossos maus pensamentos e que as tentações citadas na Bíblia são fruto desses maus pensamentos das pessoas ("Antes que os demônios voltem …More
O padre Oscar Quevedo diz que os demônios são simplesmente os nossos maus pensamentos e que as tentações citadas na Bíblia são fruto desses maus pensamentos das pessoas ("Antes que os demônios voltem", Oscar G.-Quevedo, Ed. Loyola, S. Paulo,1989). O Pe. Quevedo explica todos os fenômenos atribuídos ao demônio sob o ponto de vista científico (da parapsicologia); nunca sob o prisma espiritual (de um espírito maligno).
Inicialmente devo dizer-lhe que a explicação do Padre Quevedo é absurda.
Se os demônios fossem nossos maus pensamentos, como se explicaria que, quando Cristo expulsou os demônios, isto é, os "maus pensamentos", do possesso de Gerasa, eles entraram nos porcos?
Por acaso os "maus pensamentos" teriam entrado nos porcos ?
Mas então, segundo a delirante "explicação" do padre Quevedo, os porcos teriam ficado pensativos, isto é animais racionais, ainda que pensativamente maus?
A que absurdos conduz o "mau pensamento" do Padre Quevedo.
A Parapsicologia do Padre Quevedo nunca foi …More
André Fillipe
87

Perda de fé no Ocidente aumentou casos de possessões diabólicas, diz exorcista

MADRI, 30 mar. 22 / 10:57 am (ACI).- "Sem dúvida e sem medo de errar", a perda de fé no Ocidente levou a um aumento das possessões diabólicas, disse Francisco Torres Ruiz, padre da diocese espanhola …More
MADRI, 30 mar. 22 / 10:57 am (ACI).- "Sem dúvida e sem medo de errar", a perda de fé no Ocidente levou a um aumento das possessões diabólicas, disse Francisco Torres Ruiz, padre da diocese espanhola de Plasencia e responsável pelo ministério de exorcismo.
Em declarações à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, padre Torres Ruiz destacou que “a perda de fé em qualquer sociedade está ligada ao aumento das ações diabólicas sobre as pessoas, inclusive sobre a sociedade como um todo”.
O padre espanhol afirmou que isso se deve ao fato de que "o homem é naturalmente religioso", pois "a religiosidade é algo inerente à própria pessoa humana e, portanto, como dimensão humana, também busca ser saciada".
Segundo o padre, "o problema está em onde queremos saciar essa sede de eternidade ou esse desejo de transcendência".
O padre Ruiz destacou que "pode acontecer, como diz o profeta Jeremias, que em vez de irmos aos mananciais de água viva, nós a procuremos em cisternas rotas. E então, a água …More
André Fillipe
45

A VISÃO DO INFERNO MOSTRADA AOS PASTORINHOS

"Foi essa visão, apesar de tenebrosa, o que purificou os corações de São Francisco e Santa Jacinto Marto, enchendoos não apenas de um amor ardentíssimo por Deus, mas também de UMA CARIDADE INQUIETA, …More
"Foi essa visão, apesar de tenebrosa, o que purificou os corações de São Francisco e Santa Jacinto Marto, enchendoos não apenas de um amor ardentíssimo por Deus, mas também de UMA CARIDADE INQUIETA, que vê com zelosa angústia como os pobres pecadores vão acendendo já neste mundo, por suas muitas desobediências, o fogo que os há-de consumir na outra vida, caso não se arrependam enquanto ainda é tempo" (Padre Paulo citando frase de Irmã Lúcia e adicionando seus comentários)
Das memórias da irmã Lúcia: “Momentos depois de termos chegado à Cova de Iria, junto da carrasqueira, entre numerosa multidão de povo, estando a rezar o terço, vimos o reflexo da costumada luz e, em seguida, Nossa Senhora sobre a carrasqueira.
– Vossemecê que me quer? – perguntei.
– Quero que venham aqui no dia 13 do mês que vem, que continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer.
Queria pedir-Lhe para nos dizer …More