01:03
h2onews.org
4,6 mil
A Chama Olímpica pode voltar a apagar-se. O jornal da Santa Sé, “L'Osservatore Romano”, publicou em primeira página e a cores uma notícia sobre a possibilidade de se apagar a chama olímpica no seu …Mais
A Chama Olímpica pode voltar a apagar-se.

O jornal da Santa Sé, “L'Osservatore Romano”, publicou em primeira página e a cores uma notícia sobre a possibilidade de se apagar a chama olímpica no seu percurso mundial por causa de protestos a favor do Tibete e dos direitos humanos neste país.

Após as manifestações em favor do Tibete realizadas em Londres, Paris e São Francisco, o Comité Olímpico Internacional poderá decidir esta semana apagar a chama da tocha olímpica que se dirige a Pequim.

Na capital francesa a chama apagou-se cinco vezes durante o seu trajecto. O porta-voz do ministro dos Assuntos Estrangeiros de Pequim, Jiang Yu, condenou as manifestações de protesto e as polémicas que surgiram em Londres e Paris que procuravam impedir a passagem da tocha.

A China confirmou que a tocha passará entre 20 e 21 de Junho por Lhasa, capital do Tibete. As autoridades chinesas informaram que até ao presente na capital da região dos Himalaias 953 pessoas foram detidas por causa dos protestos.

O Tibete foi anexado à Republica Popular Chinesa em 1950.