pt.news

Leão XIV nomeia bispo de Madagáscar que pratica o rito local de bênção "Mitso-drano

O Papa Leão XIV nomeou, a 25 de outubro, Monsenhor Jean-Nicolas Rakotojaona, 52 anos, Bispo Coadjutor da Diocese de Fianarantsoa, Madagáscar.

Foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Antananarivo a 3 de agosto de 2002. O Papa Francisco nomeou-o bispo auxiliar da diocese de Morondava em 2023.

Teólogo formado na Suíça

Entre 2011 e 2017, concluiu o doutoramento em Teologia na Universidade de Friburgo, na Suíça. A sua tese intitula-se Volonté de 'Fihavanana': Une Comparaison avec l'Observance de la 'Berît' dans le Livre du Deutéronome (Vontade de 'Fihavanana': Uma comparação com a observância do "Berît" no Livro do Deuteronómio).

Neste livro, trata a fihavanana (um conceito malgaxe de harmonia) como um paralelo da aliança bíblica (berît), considerando-a como uma "forma de expressar as relações divinas".

Sugere que a interpretação bíblica em Madagáscar deve passar diretamente do texto hebraico para a cosmovisão malgaxe, sem mediação das tradições greco-latinas ou missionárias.

A tese explica também a religião indígena malgaxe, que envolve a oração a um ser supremo chamado Zanahary e a invocação de bênçãos aos antepassados chamados Razana.

Em 2022, Monsenhor Rakotojaona ensinou Diálogo Inter-religioso no Centro Nacional de Formação Catequética em Antanimena.

Dupla invocação de Deus e dos antepassados

Após a sua ordenação episcopal, Monsenhor Rakotojaona aceitou a bênção pagã do mitso-drano na Catedral de Morondava. Este facto foi relatado pelo semanário católico Lakroan'i Madagasikara.

Mitso-drano" significa literalmente "aspergir ou deitar água como bênção". Os anciãos apelam tanto a Zanahary, o Deus, como aos antepassados (razana) para obterem limpeza e proteção. Tradicionalmente, um ancião (como um pai, um avô ou um ancião do clã) dá esta bênção durante acontecimentos significativos da vida, como a partida, o casamento ou a assunção de um papel importante.

Utiliza-se um ramo ou uma folha verde (muitas vezes de ravina hasina, uma "planta sagrada") para aspergir a água.

A pessoa que dá a bênção usa frequentemente um pano branco chamado "lamba fotsy". O pano branco significa que o ancião está reservado para um objetivo sagrado. A pessoa actua como mediador entre o mundo visível (tany) e o reino invisível (qualquer an-danitra), incluindo os céus e o reino ancestral (razana).

Tradução de IA
155