06:48
Tito Pulo
683
JAIRO FREIRE ( FUNDAÇÃO TERRA ) A Comunidade perde o grande Jairo Freire. Fundação Terra em Arcoverde capacita jovens para trabalharem na indústria naval Curso de soldador da indústria de navios é …Mais
JAIRO FREIRE ( FUNDAÇÃO TERRA )

A Comunidade perde o grande Jairo Freire.

Fundação Terra

em Arcoverde capacita jovens para trabalharem na indústria naval
Curso de soldador da indústria de navios é gratuito e os alunos já saem com emprego garantido no Ceará
Da Redação do pe360graus.com

Em Arcoverde, no Sertão, a Fundação Terra ajuda os jovens que buscam emprego. Entre os cursos oferecidos pela instituição, um se destaca pela possibilidade de vagas imediatas no mercado de trabalho: é o curso de soldador naval.

Arcoverde fica a 250 quilômetros do Recife. A cidade é considerada o ponto que divide o Agreste e o Sertão de Pernambuco. E mesmo tão distante do litoral, a cidade está oferecendo, desde o ano passado, um curso para soldador da indústria de navios.

O curso é realizado na Fundação Terra, uma organização mantida por meio de doações. O objetivo da fundação é a promoção social das pessoas - daí a ideia do curso, que é oferecido de graça.

Ao todo, são cinco meses de treinamento que inclui aulas práticas e teóricas. "Eles fazem as cadeiras do módulo básico, primeiro a parte de metrologia, simbologia, terminologia, para terem uma noção e entrarem em uma parte específica do processo de soldagem", afirma o instrutor de soldagem, Bruno Costa.

Após a formatura, os alunos têm emprego garantido no Ceará. "Inicialmente, a indústria naval do Ceará estava com dificuldade de mão-de-obra, e em uma das visitas que o padre Airton da Fundação Terra fez ao Estado, ele apresentou essa ideia ao proprietário de uma indústria, já que só faltava qualificação técnica", explicou o superintendente da Fundação, Wellington Santana.

Um dos selecionados foi Genildo Monteiro, de 49 anos, que já trabalhou na área e quer refrescar a memória. "Surgiu a oportunidade desse curso, resolvi fazer.

Já os jovens que nunca trabalharam não escondem a emoção diante da oportunidade do primeiro emprego. "É uma emoção muito grande, porque para ter uma vida melhor, um emprego, a pessoa tem que ter conhecimento, diz Clebson Araújo. Quero ser o melhor".