3
4
1
2
IRMAOS LUMIERE
260
FAZER ARTE COM NEVE E GELO. No período de janeiro e fevereiro de cada ano, a parte norte da China, quase na fronteira com a Rússia, é coberta por uma atração típica das cidades geladas: o festival de …Mais
FAZER ARTE COM NEVE E GELO.

No período de janeiro e fevereiro de cada ano, a parte norte da China, quase na fronteira com a Rússia, é coberta por uma atração típica das cidades geladas: o festival de esculturas de gelo e neve. O nome da cidade é Harbin, capital da província de Heilongjiang e antiga colónia russa, e é a anfitriã dessa festa ao ar livre, que costuma atrair uma multidão de turistas estrangeiros e chineses de diversos cantos do país.

Harbin é também chamada “Cidade do Gelo”, devido ao seu longo e frio inverno.

Durante os longos meses de inverno, as temperaturas podem cair até -30°C. Harbin tem o festival de inverno como sua principal fonte de renda e a estrela da atração é basicamente o frio. Nos últimos anos, a temperatura média tem sido de 6,6ºC, a mais alta em 127 anos, sendo que a temperatura regular deveria ser de – 6,6ºC. Segundo meteorologistas, os números não são casuais e estão fortemente relacionados ao aquecimento global.

É nesta época que a cidade de gelo é construída, com esculturas iluminadas, escorregadores de gelo e apresentação de fogos de artifício. Outra atividade popular nesta época é nadar na água geladíssima do rio Songhua, prática realizada por pessoas que têm bom preparo físico.

O cenário não é incolor nem é cinzento. Luzes de neon coloridas brilham por todos os cantos em que se olha, e os enormes blocos de gelo, formando estruturas de mais de 30 metros de altura logo na entrada, saúdam todos os visitantes.

O principal motivo desse evento é promover uma mostra de arte, no caso do festival de neve, e uma mostra de arquitetura no festival de gelo. Construções em estilo russo, imitações da Grande Muralha, navios inteiramente construídos de gelo, com até mesmo passageiros, arquiteturas gigantescas como a Notre Dame de Paris e a Basílica de São Pedro, em Roma, escadas de gelo sólido com 2 pisos, sem corrimão, todas moldadas em gelo e tantas outras “maravilhas esculpidas” que os turistas podem encontrar, caminhando pelo gigantesco parque.

Além de apreciar a exposição de esculturas de gelo, uma das mais populares atividades do festival é escalar uma parede de gelo sólido. As pessoas seguram em uma das dezenas de cordas penduradas e tentam chegar ao topo e, por incrível que pareça, a maioria consegue atingi-lo.

Atualmente, O Grande Mundo de Neve e Gelo de Harbin possui uma área de 600 mil metros quadrados. Os paisagismos maravilhosos e as luzes brilhantes e multicoloridas refletidas nas esculturas de gelo encantam todos os visitantes. Ao anoitecer apresentam-se shows temáticos de música, acrobacias e danças sobre o gelo, além de oferecer desportos e atividades interessantes como esqui, patinagem, trenós, escorregador de gelo e motoneve.

O festival de neve é uma mostra de arte; o festival de gelo é uma mostra de arquitetura.