Qual é o filho a quem seu pai não corrige? Senhor, estou aqui a fim de te pedir que mandes o pastor justiceiro sair da minha casa, pois ele me atribula muito. Ele disse É preciso que sejas atribulado …More
Qual é o filho a quem seu pai não corrige?

Senhor, estou aqui a fim de te pedir que mandes o pastor justiceiro sair da minha casa, pois ele me atribula muito. Ele disse É preciso que sejas atribulado. Com efeito, foi assim que o anjo glorioso ordenou a respeito de ti. Ele quer que sejas provado. Perguntei Senhor, o que fiz de tão mau, para ser entregue a esse anjo Ele respondeu Escuta. Teus pecados são numerosos, mas não tanto para que sejas entregue a esse anjo. Todavia, tua família cometeu grandes pecados e iniquidades, e o anjo glorioso ficou irritado com as obras deles e, por isso, ordenou que sejas atribulado por algum tempo. Dessa forma, eles farão penitência e se purificarão de todo desejo deste mundo. Quando se tiverem arrependido e purificado, o anjo do castigo se afastará. Perguntei-lhe. Senhor; se foram eles que fizeram essas coisas para irritar o anjo glorioso, que fiz eu Ele respondeu E que não há outro modo para que eles sejam atribulados, se tu, chefe da família, não sofreres tribulação. Porque sendo tu atribulado, eles forçosamente o serão também, mas, se tiveres prosperidade, nenhuma tribulação poderá atingi-los. Eu repliquei, Senhor, eles já fizeram penitência de todo o coração. Ele respondeu Eu sei muito bem que eles fizeram penitência do fundo do coração. Você pensa que os pecados daqueles que fazem penitência são imediatamente remidos? De modo algum. E preciso que aquele que fez penitência prove sua própria alma, se humilhe profundamente em tudo o que faz e passe por muitas e variadas tribulações. Se ele suportar as tribulações que lhe sobrevierem, aquele que tudo criou e fortaleceu terá compaixão dele e lhe concederá a cura. Isso acontecerá seguramente, se ele vir puro de toda coisa má, ao coração do penitente.
E, portanto, proveitoso a ti e à tua família passar agora por tribulações. Mas, por que estou falando tanto, Tens que passar por tribulações, conforme ordenou esse anjo do Senhor que te confiou a mim.
Agradece ao Senhor por julgar-te digno de te mostrar previamente a tribulação. Dessa forma, conhecendo-a de antemão, tu a suportarás valorosamente.

Eu lhe pedi Senhor, fica comigo, e eu poderei suportar qualquer tribulação. Ele respondeu Eu estarei contigo, e pedirei ao anjo justiceiro para te atribular mais suavemente.

Todavia, serás atribulado por pouco tempo, e depois serás restabelecido em teu lugar. Continua, porém, a te humilhar e a servir ao Senhor de coração puro - tu, teus filhos e tua família - e anda conforme os meus mandamentos que te dei. Desse modo, tua penitência poderá ser firme e pura. Se observares isso com tua família, toda tribulação se afastará de ti. E a tribulação também se afastará de todos os que andarem conforme os meus mandamentos.

- Hermas (PARÁBOLAS), século III d.C. Catacumbas de Roma.

audiobook

Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige?
Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos. - Hebreus, 12, 7-8