ÁUDIO LIVRO - COMPÊNDIO DE TEOLOGIA. ORDEM DAS QUESTÕES SOBRE A FÉ — A fé é uma certa prelibação daquele conhecimento que nos fará bem-aventurados no futuro. O Apóstolo disse que ela é a "substância …More
ÁUDIO LIVRO - COMPÊNDIO DE TEOLOGIA.

ORDEM DAS QUESTÕES SOBRE A FÉ
— A fé é uma certa prelibação daquele conhecimento que nos fará bem-aventurados no futuro. O Apóstolo disse que ela é a "substância das coisas que se esperam", (Heb 11,1) fazendo já existir em nós, por uma certa incoação, as coisas que se esperam, isto é, a felicidade futura.
— O Senhor ensinou que aquele conhecimento beatificante consiste em duas verdades: na divindade da Trindade e na humanidade de Cristo. Ele mesmo dirigiu-se ao Pai com estas palavras: "Esta é a vida eterna: que Te conheçam a Ti por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste", (Jo 17,3.) Por conseguinte, todo o conhecimento da fé resume-se nestas duas verdades: na divindade da Trindade e na humanidade de Cristo. Isso não é de se estranhar, porque a humanidade de Cristo é o caminho pelo qual se vai à divindade.

Enquanto estamos em caminho, convém conhecer o caminho pelo qual se alcança o fim, até porque, na pátria, os bem-aventurados não poderão dar suficiente ação de graças se não tiverem tido o conhecimento do caminho pelo qual foram salvos. Por isso o Senhor disse aos discípulos: "Sabeis para onde Eu vou e conheceis o caminho". (Jo 14,4.)

— A respeito da divindade, três coisas devem ser conhecidas: primeiro, a unidade da essência; segundo, a Trindade das Pessoas; terceiro, os efeitos da ação da divindade.

ÁUDIO LIVRO - COMPÊNDIO DE TEOLOGIA