02:23
jamacor
3,9 mil
Vídeo de São Josemaria: “Voltar à casa do Pai” O cristão olha para a vida com alegria porque tudo, também os seus próprios defeitos, tem solução. Como na história do filho pródigo, a vida é voltar …Mais
Vídeo de São Josemaria: “Voltar à casa do Pai”

O cristão olha para a vida com alegria porque tudo, também os seus próprios defeitos, tem solução. Como na história do filho pródigo, a vida é voltar diariamente à casa do Pai. São Josemaria o explica nesse vídeo.São Josemaria
Textos de São Josemaria
O filho pródigo

Etiquetas:Filho Pródigo

Levantando-se foi para seu pai. Estando ele ainda longe, viu-o o pai, e encheu-se de compaixão e correu a lançar-se-lhe ao pescoço, beijando-o. Disse-lhe o filho:Pai, pequei contra o Céu e para contigo. Já não sou digno de chamar-me réu filho. Disse o pai aos seus criados:Trazei depressa o fato melhor e vesti-lho; ponde-lhe um anel na mão, e calçado nos pés. Trazei o vitelo gordo, matai-o; e comamos em festa, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e encontrou-se. E começaram a festa(Lc 15, 20-24).

«Ainda estava longe– diz a Escritura –quando o pai o viu, e, enchendo-se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço cobrindo-o de beijos. (Lc 15, 20). Estas são as palavras do livro sagrado:cobrindo-o de beijos! Pode-se falar mais humanamente? Pode-se descrever com mais viveza o amor paternal de Deus para com os homens?

Perante um Deus que corre para nós, não podemos calar-nos e dir-lhe-emos com S. Paulo:Abba Pater! (Rom 8, 15). Pai! Meu Pai! Pois, sendo Ele o criador do Universo, não dá importância a títulos altissonantes, nem sente falta da justa confissão do seu poderio. Quer que Lhe chamemos Pai, que saboreemos essa palavra, enchendo a alma de alegria.

De certo modo a vida humana é um constante voltar à casa do nosso Pai. Voltar, mediante a contrição, essa conversão do coração que pressupõe o desejo de mudar, a decisão firme de melhorar a nossa vida e que, portanto, se manifesta em obras de sacrifício e de doação. Voltar a casa do Pai, por meio do sacramento do perdão, em que, ao confessarmos os nossos pecados, nos revestimos de Cristo e nos tornamos assim seus irmãos, membros da família de Deus.

Deus espera-nos como o pai da parábola, estendendo para nós os braços, embora não o mereçamos. Não importa o que lhe devemos. Como no caso do filho pródigo, o que é preciso é que lhe abramos o coração, que tenhamos saudades do lar paterno, que nos maravilhemos e nos alegremos perante o dom que Deus nos fez de nos podermos chamar e sermos realmente, apesar de tanta falta de correspondência da nossa parte, filhos seus».
Cristo que passa, n. 64

«A alegria é um bem cristão. Só desaparece com a ofensa a Deus, porque o pecado é fruto do egoísmo e o egoísmo é a causa da tristeza. Mesmo então, essa alegria permanece no fundo da alma, pois sabemos que Deus e a sua Mãe nunca se esquecem dos homens. Se nos arrependemos no santo sacramento da Penitência, Deus vem ao nosso encontro e perdoa-nos. E já não há tristeza. Na verdade, é muito justo que haja regozijo,porque o teu irmão estava morto, e ressuscitou; tinha-se perdido e foi encontrado(Lc 15, 32). Estas palavras são o final maravilhoso da parábola do filho pródigo, que jamais nos cansaremos de meditar».
Cristo que passa, n. 178

Artigos relacionados
Vídeo
Como o filho pródigoS. Josemaria, durante um encontro em Pamplona (Espanha), no ano de 1972, fala da importância da luta interior, nas coisas pequenas de cada dia, porque “o amor torna grande o que é pequeno”.

Etiquetas em São Josemaria
Amor de DeusCéuContemplarCruzDorfavores do fundador do Opus DeiIgrejaJesus CristoMorteNossa SenhoraOpus DeiOraçãoSagrada FamíliaTerçoTrabalho

Links directos+ Escritos do fundador do Opus Dei
+ Website do Opus Dei
+ Website do Vaticano
+ Romana, Boletim oficial da Prelatura
+ Instituto Histórico São Josemaria Escrivá
+ Canal de São Josemaria no youtube
+ Oratório de São Josemaria
+ Mais links