01:44
h2onews.org
5,5 mil
Refugiado vietnamita, primeiro bispo asiático-canadense. “De vez enquanto, o Senhor se diverte a nos lançar uma bola curva”. Foi o que disse o recém consagrado bispo Vincent Nguyen durante a sua missa …Mais
Refugiado vietnamita, primeiro bispo asiático-canadense.

“De vez enquanto, o Senhor se diverte a nos lançar uma bola curva”. Foi o que disse o recém consagrado bispo Vincent Nguyen durante a sua missa de ordenação, no dia 13 de janeiro último, na Catedral de São Miguel em Toronto, para descrever a sua rápida ascensão, com 43 anos, a mais jovem bispo do Canadá e a dramática situação suportada pela sua família no Vietnã comunista.
Seu bisavô se encontrava entre os 100 mil católicos martirizados por causa de sua fé. Gerações depois, o jovem Vincent Nguyen com a idade de 16 anos fugiu do país abordo de um navio para chegar finamente ao Canadá como refugiado e realizar o seu chamado ao sacerdócio.
Uma vocação, revelou, alimentada pelo testemunho do perseguido Cardeal Nguyen Van Thuân. A sua ordenação episcopal foi também um modo para reunir toda a família.
Sendo o primeiro bispo canadense de origem asiática, Nguyen encarna a crescente realidade multicultural da Igreja no Canadá e, em particular, a vitalidade da comunidade católica vietnamita em Toronto, onde ele servirá como bispo auxiliar. A arquidiocese estava recebendo a sua bola curva, quando as maiores estações radio-televisivas locais e nacionais começaram a inundá-la de pedidos de entrevista para poder compartilhar a incrível história do bispo Nguyen.
“Todos os meus irmãos e irmãs estão aqui comigo na igreja, hoje. É a primeira vez em 30 anos que 9 de nós conseguimos nos reunir no mesmo lugar. É maravilhoso!”
www.saltandlighttv.org