pt.news
125

Cardeais emitem declaração de fé - resposta às Dubia

Ao final da conferência romana “Catholic Church, where are you going?” [Igreja Católica, aonde você está indo?] (7 de abril), uma declaração final foi feita em nome dos participantes, incluindo os cardeais Brandmüller, Burke e Zen, e o bispo Athanasius Schneider.

A declaração reafirma o ensinamento católico em relação ao matrimônio e responde às Dubia dos cardeais emitidas após o polêmico documento de Francisco, Amoris Laetitia.

A declaração estabelece seis pontos:

1. Um casamento ratificado e consumando entre duas pessoas batizadas só pode ser dissolvido pela morte.

2. Portanto, cristãos unidos por um matrimônio válido e que se unem a outra pessoa enquanto o cônjuge ainda está vivo, cometem o grave pecado de adultério.

3. Este é um mandamento moral absoluto que obriga sempre e sem exceção.

4. Nenhum juízo subjetivo de consciência pode transformar um ato intrinsecamente mal em bom e lícito.

5. O julgamento sobre a possibilidade de administrar a absolvição sacramental não se baseia na imputabilidade do pecado cometido, mas na intenção do penitente em abandonar um modo de vida que é contrário aos mandamentos divinos.

6. Divorciados e casados novamente no civil, e que não estão dispostos a viver em continência, estão vivendo uma situação que é objetivamente contrária à lei de Deus e, portanto, não podem receber a Comunhão Eucarística.

Fotografia: Edward Pentin photo, #newsJfurwmuzjw