pt.news
230

Roche, o hipócrita: o belicista litúrgico reclama da guerra litúrgica

Nunca houve uma controvérsia tão forte sobre a liturgia como hoje e isso é uma "tragédia", fingiu falar a VaticanNews.va (16 de junho) o neocardeal Arthur Roche, prefeito do Dicastério de Liturgia, …Mais
Nunca houve uma controvérsia tão forte sobre a liturgia como hoje e isso é uma "tragédia", fingiu falar a VaticanNews.va (16 de junho) o neocardeal Arthur Roche, prefeito do Dicastério de Liturgia, belicista litúrgico de Francisco.
Ele alegou que o [fracassado] missal de 1970 foi produzido "com toda a força" do Vaticano II - mas isso não é verdade, pois o Vaticano II produziu seu próprio missal de 1965, que foi rapidamente descartado por Paulo VI.
Roche chama a desatualizada "reforma" litúrgica de 1970 de "muito importante", não apenas "uma opção", e a resistência a ela é, para ele, "um assunto bastante sério".
Ele explica que Traditionis Custodes visa "deter" a promoção do Rito Romano, porque - como ele mistifica - "estava claro que o Concílio, os Bispos do Concílio, sob a inspiração do Espírito Santo, estavam propondo uma nova liturgia [sic!] pela vida vital da Igreja, pela sua vitalidade”. A verdade: os Padres conciliares nunca aprovaram o Novus Ordo.
Em vez disso, a vitalidade da …Mais