pt.news
75

Amoris Laetitia Aplicada em Auschwitz

O padre John Hunwicke, um inglês convertido do anglicanismo, comentou uma afirmação da Amoris Laetitia, segundo a qual uma situação pode ser, ao mesmo tempo, objetivamente má ou subjetivamente justificada.

Ele aplicou essa afirmação no liturgicalnotes.blogspot.com (23 de agosto) ao genocídio organizado, pois tanto o adultério como o assassinato são pecados mortais: “Um pecado mortal é um pecado mortal”.

Hunwicke pressupõe o caso de um homem envolvido na perpetração de um genocídio que poderia, junto à sua família, sofrer consequências discriminatórias se recusasse uma futura colaboração. Além disso, seu casamento poderia ser afetado.

Ele questiona se esta pessoa deveria reduzir “gradualmente" o número de pessoas que mata a cada dia, destacando que a Amoris Laetitia afirma que uma longa participação em ações pecaminosas pode diminuir a pecaminosidade subjetiva dos pecadores.

Mas o padre Hunwicke deve admitir que “os tribunais que julgaram os criminosos de guerra depois de 1945 não parecem ter aceitado este louvável princípio em sua jurisprudência.

Fotografia: John Hunwicke, #newsZqnpvywvwu