pt.news
232

Um caso? Arcebispo de Paris encrencado

O arcebispo de Paris, Michel Aupetit, de 70 anos, um ex-médico, teve um “relacionamento íntimo com uma mulher” em 2012 enquanto era vigário geral de Paris, conforme afirma LePoint.fr (22 de novembro).

LePoint.fr pertence ao oligarca François Pinault (US$ 49,5 bilhões). Aupetit aparentemente admitiu "conduta ambígua" com a mulher, mas negou ter quebrado seu voto de celibato.

O assunto veio à tona internamente na primavera de 2020, quando um e-mail de fevereiro de 2012 para a mulher apareceu, o qual Aupetit inadvertidamente enviou para sua secretária.

Quando confrontado, Aupetit se atolou em explicações confusas, primeiro prometeu renunciar e depois negou. O Núncio de Paris e o Cardeal Ouellet, Prefeito da Congregação Episcopal, foram informados de que uma investigação foi confiada ao Cardeal Vingt-Trois.

Como Francisco, Aupetit é conhecido por seu estilo autoritário, distância para com os padres, pouca preocupação pastoral, modos mordazes, falta de empatia, abertura ao diálogo e atitude paternal.

Dois dos vigários-gerais de Aupetit renunciaram sucessivamente. Ele acaba de publicar uma carta pastoral sobre “fraternidade”. Seguindo Francisco, ele recentemente suprimiu dez Missas Romanas.

Fotografia: Michel Aupetit, © François-Régis Salefran, CC BY-SA, #newsAuncgyecpv