pt.news
195

Francisco sofre de “ansiedade neurótica”

Francisco não voltará à Argentina, disse ele ao jornalista argentino Nelson Castro em fevereiro de 2019. Isso foi publicado em um livro somente agora, e em LaNacion.com.ar (27 de fevereiro).

Ele planeja morrer em Roma "como papa, seja no cargo ou como emérito". Francisco também falou sobre seu tratamento psiquiátrico com uma “grande psiquiatra” uma vez por semana durante seis meses.

Ele nunca fez psicanálise, mas falou com ela sobre os grandes riscos que supostamente correu ao ajudar as pessoas a fugir durante o governo militar na Argentina. Como provincial jesuíta, supostamente contrabandeou em seu carro pessoas escondidas apenas sob lençóis em bases militares.

Francisco admite que sofre de “ansiedade neurótica”, mas aprendeu a superá-la ouvindo Bach e tomando mate. A ansiedade neurótica origina-se de um conflito inconsciente dentro da própria mente e tem efeitos negativos nas habilidades dos indivíduos para lidar com uma mudança nas emoções.

Ele também revela que sofreu uma espécie de problema pré-ataque cardíaco durante seu tempo como arcebispo, o qual foi resolvido.

Fotografia: © Mazur, CC BY-NC-ND, #newsRoppekpwdj