pt.news
70

Bispo holandês sobre Francisco: agressivo, impiedoso, antipastoral, contraditório

O documento de aplicação de Traditionis Custodes emitido pelo arcebispo Roche “endureceu a frente” entre o Vaticano e os católicos, é “altamente agressivo” e um “faux pas pastoral”, escreve o bispo …More
O documento de aplicação de Traditionis Custodes emitido pelo arcebispo Roche “endureceu a frente” entre o Vaticano e os católicos, é “altamente agressivo” e um “faux pas pastoral”, escreve o bispo-auxiliar holandês Rob Mutsaerts em seu VitamineXp.Blogspot.com (3 de janeiro).
Ele percebe uma “impaciência mal disfarçada” para acabar com a Missa Romana.
Mutsaerts localiza uma crescente “perda de confiança” entre os católicos: “Se o que foi recomendado ontem não se aplica mais hoje, nada é certo”. Ele pergunta se “tudo o que existia antes do Vaticano II foi apagado”.
Os fiéis podem receber com o Rito Romano os sacramentos da confissão e do matrimônio na Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, sublinha, mas não em comunidades canonicamente reconhecidas, como a Fraternidade Sacerdotal de São Pedro.
Além disso, os padres que ocasionalmente celebram o Rito Romano devem endossar explicitamente o Vaticano II, enquanto “aqueles que celebram o Novus Ordo – eu sou um deles – não são convidados a …More